sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Só a chuva para trazer a normalidade ao Rio Paraíba do Sul


Autoridades demonstram preocupação com a seca que causa graves prejuízos
 Carlos Grevi/Arquivo

Autoridades demonstram preocupação com a seca que causa graves prejuízos

Em Campos, o Rio Paraíba do Sul continua sofrendo com a seca que atinge vários municípios no estado. Em medição realizada na última quarta-feira (15/10) pela Defesa Civil Municipal, o nível estava em 4,60 metros, o que para o órgão continua em uma situação bastante preocupante.
Ao Site Ururau o subsecretário major Edison Pessanha falou sobre a seca mais intensa vivida pelo rio. “Estamos vivendo em um momento bastante delicado, onde desde 1922 não se tinha uma seca tão forte. Há muitos dias não chove na região e isso só piora, o que temos a fazer é esperar que o verão que se aproxima chegue com mais chuva”, disse Edison ressaltando que a única medida tomada pela Defesa Civil é o bombeamento do Rio para o canal Campos / Macaé.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, chuvas locais podem amenizar a situação, mas para isso seria necessário, em um período de 30 dias, cerca de 100 milímetros de chuvas. A cota mais baixa já registrada foi de 4,55 metros, enquanto o normal seria de aproximadamente 5,80 metros.
O Rio Paraíba do Sul vem registrando os mais baixos índices, desde que a medição do nível passou a ser feita, há cerca de 90 anos. A Secretaria de Agricultura vem realizando, desde janeiro, a limpeza e a manutenção de 30 quilômetros de canais na Baixada Campista, trabalhos que têm apresentado bons resultados, já que muitos canais estão sendo abastecidos pelas águas da Lagoa Feia.
Na Região Norte de Campos, segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, a Prefeitura tem cedido tratores e caminhões para auxiliar pequenos produtores no transporte de alimentos para os animais.
SITUAÇÃO TAMBÉM É PREOCUPANTE NA CAPITAL
O governador Luiz Fernando Pezão em entrevista concedida ao O Globo na tarde desta quinta-feira (16/10), declarou que há sérios riscos de a cidade do Rio de Janeiro sofrer com falta d’água, caso não chova nos próximos 30 dias.

Em nota a Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE), garantiu que não há risco de falta água na Região Metropolitana do Rio, mas ratificou que em algumas regiões do estado, abastecidas por mananciais locais que podem ter o abastecimento prejudicado.
Não foi descartada a possibilidade de racionamento de água.
“Não sei se chega a racionamento, porque a represa de Ribeirão das Lajes é um reservatório estratégico. É um reservatório usado na emergência. Acho que garante aí pelos vinte e um, trinta dias, quando começa o período de chuvas. Espero que comece a chover. Agora, começa o período. Já temos previsão de chuva para a semana que vem. Venho acompanhado sistematicamente os radares”.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário