quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mulher de afogado no Rio entra com queixa-crime por falta de salva-vidas


Michael Cordeiro da Silva se afogou na Praia da Reserva, no dia 15.
Corpo de professor de História foi achado e reconhecido nesta quarta.

Henrique CoelhoDo G1 Rio
Daiana disse que Michel foi comemorar promoção na praia no Dia do Professor (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)Daiana disse que o marido foi comemorar promoção na praia (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
A mulher do professor de história Michel Cordeiro da Silva, de 31 anos, encontrado morto nesta quarta-feira (22) após desaparecer no mar da Praia da Reserva, na Zona Oeste do Rio, no Dia do Professor (15), entrou com uma queixa-crime no Ministério Público Militar (MPM) denunciando a falta de salva-vidas suficientes na área onde o marido desapareceu. Daiana Machado Rezende, que é advogada, contou ao G1 que fazia muito tempo que o marido não ia surfar no local.
"Estou enviando isso contra o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado porque houve uma omissão", afirmou. A deputada Janira Rocha (PSOL), enviou nesta terça-feira um ofício à CET-RIO, pedindo imagens das câmeras em frente ao ponto onde Michael se afogou.
Segundo Daiana, oito pessoas se afogaram no local no mês passado e três morreram. Daiana afirmou que os afogamentos têm sido constantes na Praia da Reserva em frente ao quiosque Ilha 5. O G1 tentou contato com o Corpo de Bombeiros e com o MPM, mas até a publicação desta reportagem não havia tido resposta.
"O fato é que ele se afogou. Não sabemos se o colega dele ajudou ou foi procurar ajuda", disse.
Daiana esteve no Instituto Médico Legal (IML) na tarde desta quarta para fazer o reconhecimento do corpo do marido. A aliança do casamento ajudou no reconhecimento.
"O corpo estava totalmente irreconhecível", lamentou. "O que me fez reconhecê-lo foi a marca que ele tinha na barriga. Já estava me preparando para que ele não estivesse vivo, mas é sempre um choque", contou.
A advogada disse que o marido havia sido promovido ao cargo de coordenador do colégio e do curso PEC, com filiais em Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu, onde era professor de História para concursos do Exército. No entanto, ele ainda não tinha contado a boa notícia para ela.
"Ele foi à praia para comemorar essa promoção e o Dia dos Professores, mas ia me contar sobre a promoção no sábado seguinte (18). Soube disso pelo chefe dele", afirmou.
Os bombeiros do quartel do Recreio dos Bandeirantes encontraram o corpo do professor na manhã desta quarta. Segundo a corporação, os oficiais do Grupamento Marítimo da Barra da Tijuca e do Grupamento de Buscas e Salvamentos utilizaram botes, motos aquáticas, além de um grupo de mergulhadores e uma equipe de guarda-vidas durante as buscas realizadas após o desaparecimento da vítima.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Praia da Reserva não conta com guardas-vidas fixos uma vez que não há alta frequência de banhistas. O Corpo de Bombeiros informou ainda que conta com 1.254 guarda-vidas em todo estado. A instituição afirma que se solidariza com a dor da família, e que os locais de salva-vidas em conta as estatísticas de salvamentos e a frequência dos banhistas para planejar a distribuição de militares pela orla.

O Ministério Público afirmou, em nota, que vai apurar a denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário