segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Chuva de granizo atinge região Serrana no ES


Fenômeno durou cerca de 15 minutos em Brejetuba e Pedra Azul.
Em Brejetuba, pedras chegaram a quatro centímetros de diâmetro.

Do G1 ES
Uma chuva de granizo atingiu o município de Brejetuba e o distrito de Pedra Azul, que pertence a Domingos Martins, na região Serrana do Espírito Santo, no fim da tarde desta  segunda-feira (20), durando cerca de 15 minutos nos dois locais. A moradora Joyce Oliveira registrou a cena em Brejetuba e contou que as pedras de gelo chegaram a ter quatro centímetros de diâmetro.
Apesar de ter durado pouco tempo, a chuva de pedras de gelo afetou casas e plantações de hortaliças, em Pedra Azul. O soldado Beise, da Polícia Militar, que estava de serviço na localidade, contou as pedras eram do tamanho de caroços de feijão e que foi notificado de um acidente em decorrência da chuva.
"Estava muito calor e começou um temporal, seguido da chuva de granizo. Soubemos que uma motociclista derrapou na BR-262, mas foi socorrida pelo Samu. A chuva forte durou cerca de uma hora e já diminuiu agora à noite, mas a de granizo durou uns 15 minutos. Achávamos que ia chover mesmo porque estava abafado, um colega até brincou que ia chover granizo e choveu mesmo", disse Beise.
Em Brejetuba, por enquanto, ainda não há informações de prejuízos. A chuva de granizo foi acompanhada de forte temporal, que ainda persiste na região.
Pedras de gelo em Brejetuba (Foto: Joyce Oliveira/ Internauta)Pedras de gelo em Brejetuba (Foto: Joyce Oliveira/ Internauta)
Frente fria
A previsão do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) aponta chuva para várias regiões do estado a partir do final da tarde desta segunda-feira (20) e durante a terça-feira (21). Isso por conta de uma frente fria que está chegando ao Espírito Santo, vinda do oceano. O fenômeno ainda causa instabilidade no clima, mas não há possibilidade de chuva na Grande Vitória nesta terça.
A frente fria deve passar pelo estado em direção à Bahia, de acordo com a meteorologista Thábata Brito, do Incaper. Na Grande Vitória a instabilidade é menor nesta terça-feira. "Na Grande Vitória temos previsão de chuva pela manhã, seguido de tempo aberto e chuva novamente no fim da tarde e à noite. Nas outras regiões do estado o tempo fica nublado, podendo chover a qualquer momento", afirmou.
Na quarta-feira (22) a frente fria já deve estar no sul da Bahia, mas ainda causando instabilidade no Norte e Nordeste do estado. A chuva deve ser fraca de manhã e o tempo abre novamente no fim do dia, segundo o Incaper. "Na região entre o Caparaó e a Região Serrana deve chover também de manhã, com o tempo abrindo a tarde. No resto do Estado a previsão é de sol entre nuvens", completou Thábata.
Thábata ainda informou que a tendência para quinta (23) e sexta-feira (24) é de chuva na madrugada e na manhã, mas de forma fraca ao longo de todo o litoral capixaba. "Isso por conta da umidade do oceano que vem para o continente", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário