segunda-feira, 7 de abril de 2014

HÁ 141 ANOS ERA INAUGURADA A PONTE BARCELLOS MARTINS EM CAMPOS ( PONTE DE PAU )

A Ponte foi a primeira a ser constrída na cidade de Campos
 Arquivo / Ururau / Ralph Braz

A Ponte foi a primeira a ser constrída na cidade de Campos

Antiga e com uma história muito interessante, algumas até hilárias, a Ponte Barcellos Martins, ou “Ponte de Pau”, ou ainda “Ponte Municipal”, como ficou conhecida no passado, foi inaugurada em 05 de abril de 1873 (há 141 anos), às 11 horas, com a presença de várias autoridades, entre elas: Dr. Júlio de Miranda (Barão de Miranda), Dr. Francisco Penalva, os construtores que representavam a firma inglesa Dutton & Clandler, os engenheiros Thomaz Helblen e Diogo Moore (que aqui constituíram famílias e onde passaram a residir), José Martins Pinheiro (Barão da Lagoa Dourada), além da banda musical “Phil’Euterpe” que tocou o Hino Nacional.
Pelo lado de Guarus, a inauguração foi benzida pelo vigário da Matriz de São Salvador, Cônego João Carlos Monteiro, sendo o discurso feito pelo Dr. Miguel Herédia.
Depois de levar muitos anos cobrando pedágio e tendo dificuldades para manter uma ponte com qualidade, (porém, com o piso todo de madeira), chegamos ao governo do prefeito Barcellos Martins, que colocou um piso de cimento, e acabou com os antigos acidentes, passando, a partir daí, a ser mantido pela municipalidade o trabalho de reforma e pintura.

O CRIADOR
Jose Martins Pinheiro, primeiro e único barão da Lagoa Dourada (Rio de Janeiro, 12 de novembro de 1801 — Paraíba do Sul, 29 de julho de 1876) foi um nobre brasileiro. Filho de José Martins Pinheiro e Maria José do Sacramento, casou-se com Maria Gregória de Miranda, irmã do barão de Abadia. Fazendeiro em Campos dos Goytacazes, exerceu diversos cargos eletivos, sendo presidente da Câmara municipal. Agraciado Barão em 9 de janeiro de 1867, era comendador da Imperial Ordem de Cristo.
Residia no antigo solar dos barões, localizado no centro de Campos dos Goytacazes, onde hoje funciona o Liceu de Humanidades de Campos.
Mandou construir uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, a ponte de "Pau" (Barcellos Martins), a primeira da cidade, inaugurada em 1873. Suicidou-se pulando da ponte que construiu em 29 de julho de 1876, ele ainda teve o cuidado de antes, tirar o chapéu e o sobretudo.
Apesar de seu estilo moderno, com pilares de bronze e estrutura de ferro, o atrativo, por ter originalmente o seu tabuleiro em madeira, ficou conhecida como ponte de pau. É mais uma obra construída pela iniciativa privada no período do ciclo áureo do açúcar. Durante muitos anos a comunicação entre as margens do rio Paraíba era feita pela barca-pêndula, puxada por cordas ou canoas. A construção da ponte foi custeada pelo Barão da Lagoa Dourada em 1873. Chamava-se Ponte Municipal, passando a se chamar Barcelos Martins em 1964. A ponte foi entregue à municipalidade em 1890, onde era cobrado pedágio. Em 1991, devido as fortes chuvas, dois pilares cederam, sendo interropido o trânsito. Após a recuperação foi reaberta para pedestres, bicicletas e motocicletas.

Galeria de Fotos 

 Arquivo / Ururau / Ralph Braz


Fonte: GRANGER FERREIRA / INTERNE
T

Nenhum comentário:

Postar um comentário