terça-feira, 15 de abril de 2014

CHUVA E VENTANIA PROVOCAM RESSACA NA PRAIA CAMPISTA E REGIÃO DOS LAGOS


No Lagamar, ponto turístico de Farol, a água invadiu a Avenida Principal
 Kelly Maria

No Lagamar, ponto turístico de Farol, a água invadiu a Avenida Principal

A frente fria que chegou ao litoral do estado do Rio de Janeiro e em especial nas regiões Norte e Lagos já trouxe prejuízos para pescadores e moradores em vários municípios como Macaé e Cabo Frio. Na praia Farol de São Tomé, em Campos, o mar entrou em ressaca nesta terça-feira (15/04) e deixou a população apreensiva, pois em alguns trechos a água chegou a invadir o interior de residências e estabelecimentos comerciais.
Em Farol, no Lagamar, por exemplo, a água passou pela Avenida Principal e invadiu o local que é um conhecido ponto turístico da praia. Segundo informações de moradores, a ressaca teria se iniciado ainda na parte da manhã, por volta das 10h.
Já os pescadores não puderam entrar em alto mar e tiveram suas atividades suspensas por conta dos altos riscos. Vale destacar, que o período é de defeso, e, em especial por conta da ‘Semana Santa’, há sempre uma expectativa de maior venda do pescado.
Na localidade de Gaivota, logo depois do Lagamar, a situação foi bem mais preocupante. Lá, a água chegou invadir algumas casas e estabelecimentos comerciais. Foi o caso do bar do comerciante Leonardo Luiz Machado Ferreira, 37 anos, que foi tomado pela água.
“Essa é a terceira vez que a água invadiu meu comércio. A gente fica com medo porque podemos perder tudo que construímos com muita luta e suor. Agora o mar está mais calmo, mas temos que esperar, pois na maré da madrugada deve vir mais água”, contou o morador.
A Defesa Civil Municipal foi acionada e se deslocou para o litoral campista. Segundo o secretário, Henrique Oliveira, os moradores de Farol já podem ficar despreocupados. "A ressaca foi pior na madrugada desta terça-feira, já pela tarde a maré estava mais baixa e nossa equipe não precisou ir ao local, portanto a população já pode ficar tranquila", disse.
A baixa temperatura em toda a região deve permanecer até o próximo sábado (19/04), segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já havia uma previsão de chuva para toda esta terça-feira com termômetros marcando entre 20ºC e 25ºC.
Segundo o Inmet o aumento da maré, com ondas de até cinco metros de altura é devido a mudança climática decorrente de uma frente fria que atingiu grande parte do estado do Rio de Janeiro.
Em Campos os moradores devem, a qualquer momento de necessidade e temor, entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil através dos números (199), (22) 2738-6000 e (22) 2735-0109. O serviço é de 24 horas.


Fonte: URURA
U

Nenhum comentário:

Postar um comentário