terça-feira, 22 de abril de 2014

ATAFONA FESTEJA NOSSA SENHORA DA PENHA


Festa é realizada pela Irmandade da Padroeira e recebe apoio da Prefeitura.
A+   A-
(Arnaldo Neto)
Atafona realiza neste mês de abril mais uma festa em honra à Padroeira Nossa Senhora da Penha. A programação religiosa começa no dia 20 e segue até 28. Além das demonstrações de fé, os festejos contam com uma vasta programação recreativa e esportiva, além de shows nacionais e locais. O evento é organizado pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com o apoio da prefeitura de São João da Barra.
O prefeito José Amaro de Souza Neco divulgou no último sábado (05), os shows nacionais e locais que animarão os dias de festa. “A festa de Nossa Senhora da Penha em Atafona é, sem dúvidas, a maior manifestação de fé católica de toda nossa região. A prefeitura não mede esforços em colaborar para o brilhantismo dos festejos, sempre apoiando a Irmandade”, destacou o prefeito.
Na sexta-feira, 25 de abril, o palco oficial recebe a dupla sertaneja Zé Carlos e Rogério, às 22h, e no palco dois a animação continua com Conexão do Forró. No sábado 26, o som fica por conta do forró universitário do Falamansa, às 22h, e segue no palco dois com Fabrício e Banda.
A festa continua no domingo 27, e o palco oficial recebe a dupla Maria Cecília e Rodolfo, que promete apresentar grandes sucessos do sertanejo universitário e de raiz. Logo depois, a noite continua ao som da banda Axé 10. Na segunda-feira 28, após a tradicional procissão da Padroeira, considerada a maior de todo o Norte e Noroeste Fluminense, o show Joana em Oração encerra os festejos. “Nosso objetivo é trazer as melhores atrações a nível nacional e também valorizar os talentos sanjoanenses. Porém, sabemos que a fé é o que atraí mais turistas durante a festa em Atafona”, salientou Jorge Ribeiro, secretário de Turismo, Esporte e Lazer.

Programação Religiosa

A Irmandade de Nossa Senhora da Penha prepara novidades para 2014. A primeira é a mudança do Tríduo preparatório para a festa, que foi ampliado  para um Oitavário, como acontece em Vila Velha-ES, onde Nossa Senhora da Penha também é a Padroeira e festejada nos mesmos dias. Com isso, a festa começa no dia 20 de abril, junto com a Páscoa – mais importante celebração do cristianismo.
E tem mais novidade, na segunda-feira 21, o segundo dia do Oitavário será celebrado na Igreja Santo Amaro. A imagem da Santa seguirá em Procissão Automobilística, às 17h do dia 21, para a igreja do Padroeiro de Grussaí. Na terça, dia 22, a imagem da Padroeira de Atafona vai à comunidade católica Nossa Senhora Aparecida, no outro lado da Lagoa. Na quarta 23, a imagem peregrina visita à igreja Nossa Senhora da Boa Morte, na sede, onde acontecem os festejos de São Jorge, Santo do dia. Na quinta-feira, a imagem vai para a Igreja Matriz de São João Batista. Após a chegada da imagem em visita a cada comunidade, será celebrada uma missa às 19h.
Na sexta-feira, às 17h, a imagem da Padroeira retorna a sua igreja. O trajeto da Matriz a Atafona será em procissão automobilística. Na chegada, acontece a bênção dos motoristas e a santa missa. No sábado 26, às 19h acontece a missa do 7º dia do Oitavário. Logo depois, a comunidade católica apresenta o Auto de Maria, com o tema da festa de 2014: Maria, Mãe da Esperança.
O domingo 27, da Divina Misericórdia marca também o encerramento do Oitavário. A missa acontece às 9h e logo depois são celebrados os batizados. Às 15h, acontece a tradicional Procissão Fluvial, quando a imagem da Padroeira é levada às águas do Rio Paraíba do Sul pelos pescadores. Na chegada, acontece a bênção das embarcações e a coroação de Nossa Senhora. À meia-noite, uma queima de fogos marca a chegada do grande dia festivo.
A segunda-feira 28, dia maior dedicado à Padroeira Nossa Senhora da Penha, a programação religiosa começa às 6h, com a alvorada festiva. Às 10h, o bispo diocesano dom Roberto Ferrería Paz celebra a missa solene, que nos últimos anos têm reunido mais de dois mil fiéis.
Sempre às 17h, a procissão de Nossa Senhora da Penha é acompanhada por milhares de devotos, vindos de diversas partes do país. O cortejo com 21 andores ornamentados passa pelas principais ruas de Atafona. A caminhada leva em média quatro horas. É uma das maiores demonstrações de fé das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A procissão será recebida por uma grande queima de fogos e, logo depois, Nossa Senhora da Penha será coroada.
— Preparamos essas mudanças como forma de demonstrar ainda mais o amor a nossa Mãe, a Mãe de Jesus, nossa Esperança. Sabemos que o brilhantismo da festa está na fé que todos que estão em Atafona têm em Nossa Senhora da Penha. A maior demonstração pode ser vista na procissão, um momento emocionante — observou Sônia Ferreira, presidente da Irmandade Nossa Senhora da Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário