São Francisco se destaca no desenvolvimento do Turismo


O turismo é um dos principais meios viáveis de movimentação econômica de uma cidade, principalmente nos municípios pequenos, onde não há repasse dos royalties do petróleo. É o caso de São Francisco de Itabapoana, situado no interior do Estado do Rio de Janeiro, que, por sua vez, noventa por cento da sua economia vêm da agricultura.
O curioso é que mesmo com essa realidade financeira limitada, nos últimos três anos a região sanfranciscana tem avançado positivamente no que se refere ao turismo.
A equipe de reportagem do Campos 24 horas foi conferir de perto o progresso de São Francisco, ouvindo comerciantes e gestor municipal. Logo na chegada das praias há várias placas indicativas.
Para quem nunca viu um ecossistema bem próximo, tem a oportunidade de fazer um passeio turístico no manguezal de Gargaú, percorrendo também o delta do Rio Itabapoana, entre São Francisco e São João da Barra.
Chegando à Guaxindiba, encontra-se rua pavimentada, construção da Praça dos Pescadores e Polo Gastronômico. Em Gargaú obra de urbanização, pavimentação e recapeamento na Lagoa do Comércio.
Já em Santa Clara, onde há a praia mais visitada, está em fase de conclusão uma grande obra de revitalização da orla. Estão previstos no local, a construção de 10 quiosques, sendo cinco destinados ao comércio e cinco para uso administrativo e coletivo, como banheiros, posto de policiamento e do Projeto Tamar.
Também será construída uma concha acústica, onde terão shows, um prédio para a realização de feira de artesanato, academia ao ar livre, playground e calçadão, construído em pedra portuguesa. No espaço haverá também ciclovia, três rampas de acessibilidade para o mar e a instalação de um sistema de iluminação, que não causará impacto ambiental.
O empresário de um Hotel, pousada e restaurante, que fica à beira mar de Santa Clara, José Geraldo Oliveira, disse que vem acompanhando o desenvolvimento significativo de São Francisco ao longo dos anos.
“Sem dúvida de 2013 até hoje, o poder público atual foi o que mais mais investiu em turismo religioso, entretenimento, encontros e convenções não só no período do verão, mas no ano todo. Isso tem refletido em melhor movimento nos comércios locais, por conta dos bons atrativos oferecidos”, comentou.
As principais festas de tradição da região recebem investimento expressivo.O Festival do Maracujá e Expoagro passou a receber público dez vezes maior e com mais expositores comercias e indústrias, sendo referências de organização nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em consequência, os empresários estão investindo cada vez mais em suas pousadas e restaurantes. Por conta disso, a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio fez uma parceria com o Sebrae, pelo qual são oferecidos cursos voltados para área hoteleira e restaurantes, para atender melhor os turistas
O Secretário de Turismo, André Ricardo, explicou que é preocupação do governo municipal contribuir para o fomento de novas fontes de renda para a população.
“ A Secretaria de turismo, respeitando o seu limite orçamentário, com total apoio do prefeito Pedrinho Cherene, não tem parado de investir na região. Isso faz com que um grande número de turistas de cidades adjacentes e outros estados como Minas Gerais e Espírito Santo visitem o município e voltem sempre”, ressaltou
Com todos esses investimentos em prol do turismo, a equipe do Campos 24 horas constatou que São Francisco é um dos poucos municípios da região que se destaca na aplicação de recursos para atrair turistas em todas as estações do ano, mantendo assim a economia local sempre aquecida.







Nenhum comentário:
Postar um comentário