quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Campos confirma primeiro caso do Zika vírus


manchasO município de Campos confirmou o primeiro caso do Zika vírus, e ainda há 45 casos suspeitos, sendo 35 gestantes . A informação foi divulgada nesta quinta-feira (07) pela Secretaria Municipal de Saúde. O vírus afetou uma mulher de 39 anos que apresentou coceira no corpo, olhos vermelhos, manchas avermelhadas no corpo, febre baixa, dor no corpo, não houve comprometimento do fígado e exames deram negativos para dengue.
O exame foi confirmado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio. Segundo informações da secretaria, paciente está em casa, fora de perigo e passa bem.
Ao todo, foram 4.042 confirmados de dengue em 2015. Somente no mês de janeiro de 2016, já são 13 casos na cidade. A doença chikungunya foi registrada em cinco pacientes, sendo três importados confirmados e dois suspeitos.
Transmitidas pelo mesmo mosquito da dengue (aedes aegypti) o Zika e o chikungunya estão se espalhando muito rapidamente pelo Brasil.
Balanço mensal da dengue em 2015
Em janeiro a cidade teve 28 casos, fevereiro 66, março 136, abril 270, maio 385, junho 447, julho 622, agosto 558, setembro 415, outubro 271, novembro 312 e dezembro com 515.
Ações de combate
Cerca de 400 agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizaram mutirão e intensificaram as visitas domiciliares em todo município.
Campos é o único município do Estado do Rio a contar com um Centro de Referência da Dengue (CRD) funcionando o ano todo, e com uma Sala de Situação da Dengue. O Centro possibilita o diagnóstico mais rápido de casos, enquanto a Sala permite monitorar os pontos com maior incidência de casos e de focos do mosquito transmissor da doença, em tempo real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário