quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vacinação neste Sábado contra a gripe e HPV em Campos


Sábado é Dia D de Vacinação contra a Gripe e HPV em Campos

Divulgação
Em Quissamã também acontece vacinação contra gripe

mais
 menosEm Quissamã também acontece vacinação contra gripe
Acontece neste sábado (05/05), no Clube da Terceira Idade (Centro), a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que este ano traz o tema “Proteger é cuidar”, que prossegue até o dia 25. Também no sábado, a partir das 9h, na sede da secretaria, acontece o Dia “D” de Vacinação contra o HPV, para imunização de meninas de 11 a 15 anos contra doenças como o câncer de colo de útero.
Este ano a prefeitura quer vacinar cerca de 82 mil pessoas contra a gripe, protegendo idosos de 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a dois anos incompletos, gestantes em qualquer fase da gestação e profissionais da saúde de instituições públicas e privadas, especialmente da Influenza, que é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. No Dia D de Vacinação contra a Gripe, a campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e, também, no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) e nos Centros de Referência da Criança e do Adolescente (CRTCA I e II). Equipes de Epidemiologia também atuarão nos asilos.
"Pela manhã serão vacinados os internos do Manoel Cartucho e à tarde, os do Monsenhor Severino e do Asilo Nossa Senhora do Carmo. O Ministério da Saúde estabelece como meta a vacinação de, pelo menos, 80% do público alvo definido, mas queremos alcançar 100% da meta e vacinar, durante a campanha, cerca de 11 mil crianças; 5.500 gestantes e 55 mil idosos, além de 10 mil profissionais da saúde. Também realizaremos a vacinação da população prisional, portadores de doenças crônicas e acamados", declarou o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
Dia “D” de Vacinação contra o HPV - A prefeitura está convocando pais e responsáveis para levar as filhas de 11 a 15 anos de idade à Sala 5, no Setor de Imunização, na sede da Secretaria de Saúde, para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV). O objetivo, conforme o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, é inicar a imunização de meninas que completaram agora 11 anos e dar continuidade à cobertura vacinal das que ainda não receberam a segunda ou a terceira dose.
Em 2010 Campos se tornou o primeiro município a disponibilizar gratuitamente a vacina contra o HPV, que protege da infecção pelos tipos virais 6 e 11 (causadores de 90% das verrugas genitais) e 16 e 18 (causadores de 70% do câncer de cólo de útero). A vacinação começou com a aplicação da primeira dose em estudantes de escolas públicas e privadas do município, com as doses subsequentes na sede da secretaria. 
"Em menos de 2 anos já alcançamos mais de 95% de cobertura para a primeira dose; 60% de cobertura para a segunda dose e quase 50% para a terceira dose. Para estar protegida, a menina tem que ter recebido as três doses. Este ano, vamos disponibilizar cerca de 2 mil doses para o Dia “D”, com vacinação na sede da secretaria e na Casa de Prevenção, em Farol de São Thomé", concluiu o secretário de Saúde.


Vacinação contra gripe em QuissamãEm Quissamã, todos os Postos de Saúde da Família vão funcionar das 8h às 17h para atender a população, a partir deste sábado (05/05). A vacinação é destinada a crianças de 6 meses a menores de 2 anos idade, pessoas com 60 anos ou mais e gestantes.
O principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza (gripe) no público-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, inclusive o da H1N1 (Influenza A).
A meta é imunizar 80% da população. De acordo com a coordenadora de Ações Programáticas e do Programa Municipal de Imunização, Lisa Priscilla Florêncio, em 2011 o município conseguiu ultrapassar a meta, vacinando 87% do público da Campanha.
“As pessoas que fazem parte do público-alvo devem comparecer ao posto de saúde para receberem a vacina neste sábado. É importante lembrar que os responsáveis precisam levar a carteira de vacinação da criança, assim como é importante que o idoso também esteja com sua 'carteira do idoso'”, destacou Lisa, lembrando que a vacina não possui nenhuma contra indicação a não ser àqueles que tem alergia à proteína do ovo ou que, na ocasião, apresentem estado viral (gripe, resfriado, entre outros). Neste último caso, os profissionais de saúde adiam a aplicação da vacina por alguns dias.
A Campanha Nacional prevê a imunização de mais de 30 milhões de pessoas em todo Brasil. No ano passado a ampliação do público-alvo da campanha e o maior acesso ao medicamento, possibilitaram a redução dos casos graves e dos óbitos pelo vírus da gripe. O Ministério da Saúde informa (em seu portal) uma redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 e de 44% no número de casos graves notificados, em relação ao ano anterior.
A vacinação vai até o dia 25 de maio.
Redação/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário