Carlos Grevi / Berenger
Quem utiliza a BR 101 precisa desembolsar uma quantia razoável na hora de pagar os pedágios. Atualmente o valor cobrado é de R$ 1,55 para motos, R$ 3,10 automóveis e o valor mínimo para caminhão é R$ 6,20 podendo chegar a R$ 18,60 de acordo com o número de eixos.
O motorista que vai de Campos para o Rio, de carro, passa por cinco praças de pedágio, e tem o gasto de R$15,50, na ida, e para voltar são mais R$ 12,40, isso porque na praça de São Gonçalo ele paga apenas uma vez. O gasto total de R$ 27,90.
Apesar das boas condições da estrada, os motoristas questionam o valor da tarifa.
Leny Dias, mora em Niterói e sempre vem a Campos para cumprir compromissos profissionias, segundo ela a despesa com as tarifas de pedágio é alto. "eu gasto quase R$ 30 reais com a minha vinda e volta, acho caro, apesar das boas condições da pista", diz.
COMO O PEDÁGIO É CALCULADO?Segundo a Autopista Fluminense, empresa que administra a BR101, valor é calculado sobre a alíquota de até 5% da receita de arrecadação do pedágio e das obras realizadas. O reajuste ocorre anualmente, sempre em fevereiro, conforme previsto no contrato de concessão.
Os 13 municípios que margeiam a BR-101/RJ Norte recebem o repasse do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) da Concessionária. De 2008 a dezembro de 2011, a Concessionária repassou cerca de R$ 27 milhões às prefeituras de Casimiro de Abreu, Campos, Carapebus, Conceição de Macabu, Itaboraí, Macaé, Niterói, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá.
O motorista que vai de Campos para o Rio, de carro, passa por cinco praças de pedágio, e tem o gasto de R$15,50, na ida, e para voltar são mais R$ 12,40, isso porque na praça de São Gonçalo ele paga apenas uma vez. O gasto total de R$ 27,90.
Apesar das boas condições da estrada, os motoristas questionam o valor da tarifa.
Leny Dias, mora em Niterói e sempre vem a Campos para cumprir compromissos profissionias, segundo ela a despesa com as tarifas de pedágio é alto. "eu gasto quase R$ 30 reais com a minha vinda e volta, acho caro, apesar das boas condições da pista", diz.
Os 13 municípios que margeiam a BR-101/RJ Norte recebem o repasse do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza) da Concessionária. De 2008 a dezembro de 2011, a Concessionária repassou cerca de R$ 27 milhões às prefeituras de Casimiro de Abreu, Campos, Carapebus, Conceição de Macabu, Itaboraí, Macaé, Niterói, Quissamã, Rio Bonito, Rio das Ostras, Silva Jardim, São Gonçalo e Tanguá.
Ao longo dos 25 anos do contrato de concessão serão investidos R$ 3,2 bilhões em melhorias e na operação da rodovia, obras descritas no Programa de Exploração da Rodovia (PER), documento disponibilizado no site:www.antt.gov.br.
A Concessionária Autopista Fluminense é a empresa responsável, desde 2008, pela administração dos 320 quilômetros da BR-101/RJ, no trecho entre Niterói e a divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, onde há cinco praças de pedágio.
A Concessionária Autopista Fluminense é a empresa responsável, desde 2008, pela administração dos 320 quilômetros da BR-101/RJ, no trecho entre Niterói e a divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo, onde há cinco praças de pedágio.
Cerca de 120 profissionais da área da Saúde se revezam em 12 ambulâncias, entre elas sete unidades de resgate e quatro UTIs, durante 24 horas, sete viaturas de inspeção de tráfego atuam a cada 90 minutos, e nove guinchos trabalham no atendimento às ocorrências.
Os usuários têm o auxilio do 0800 2820 101, para atendimento de emergência, dúvidas, reclamações e sugestões. Os usuários com deficiência auditiva e da fala, tem atendimento exclusivo pelo 0800 717 1000.
Segundo a Autopista, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é parceira na agilidade aos atendimentos no trecho de maior fluxo da rodovia, entre São Gonçalo e Niterói, onde 90 mil veículos trafegam por dia.
INVESTIMENTO EM OBRAS
Cerca de R$ 16 milhões serão investidos nas obras do trevo em desnível do Km 169,5 da BR-101/RJ, no entroncamento da rodovia com a RJ-168, no acesso ao município. A previsão de término é para o segundo semestre de 2012.
Outro investimento é a instalação 107 de câmeras de monitoramento com alcance de dois metros e giro dea 360° ao longo do trecho coberto. O serviço está previsto para começar no primeiro trimestre deste ano.
A duplicação será feita entre o Km 84, em Campos e 144, em Macaé. Com investimento de R$ 200 milhões, as obras foram iniciadas em agosto de 2011 pelo trecho entre o Km 132 e o Km 144 Macaé, onde foi realizada a implantação do sistema de drenagem e dos terraplenos.
O término da obra deve acontecer entre 2017 e 2021, com antecipação da obra aprovada no final de 2009 pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A empresa ressaltou ainda que as obras não interferem no tráfego, já que são realizadas às margens da rodovia, além de não haver cruzamento de máquinas na pista.
A mobilização para abrir mais uma frente de obras na região de Campos, entre o Km 102 e o Km 123, também já foi iniciada. O licenciamento para a duplicação entre Rio Bonito (Km 261) e Casimiro de Abreu (Km 190), e entre Casimiro de Abreu (Km 190) e Macaé (Km 144), ambiental está em andamento.
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