quinta-feira, 29 de março de 2012

Beto Azevedo e os outros presos são transferidos para presídios


Mauro de Souza/Carlos Grevi
Todos passaram por exames de Corpo Delito, Instituto Médico Legal
Todos passaram por exames de Corpo Delito, Instituto Médico Legal

mais
 menosTodos passaram por exames de Corpo Delito, Instituto Médico Legal


O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo e as quatro pessoas que foram presas na manhã desta quinta-feira (29/03), na ‘Operação Renascer’ foram transferidos para os presídios. Os homens para a Penitenciária Carlos Tinoco da Fonseca e a dona da Clínica Fênix, Juliana Meireles, para o anexo feminino do presídio. 
Os cinco presos prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, no Centro de Campos, de onde saíram para passar por exame de corpo delito, no Instituto Médico Legal (IML), posteriormente sendo transferidos pelos policiais federais para os presídios.
PREFEITO DE SÃO FRANCISCO MAIS QUATRO PESSOAS SÃO PRESOS PELA POLÍCIA FEDERAL
A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (29/03), a 'Operação Renascer' para desmantelar uma organização criminosa no município de São Francisco de Itabapoana (SFI) da qual o prefeito Beto Azevedo, segundo informações do delegado Paulo Cassiano, seria o líder.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão e 11 de busca e apreensão em diversos locais, dentre eles, a casa do Prefeito e a Prefeitura de SFI. Na casa do prefeito, onde a incursão foi feita pelo Delegado Titular da Polícia Federal, Paulo Cassiano Júnior, junto com uma equipe, Beto Azevedo não estava em casa, somente sua esposa, filho e funcionários. Beto foi preso em outro endereço, um apartamento no edifício Luxor, em Campos.

Os mandados foram expedidos pelo Desembargador Federal Messod Azulay, da Segunda Turma Especializada do TRF (Tribunal Regional Federal) da Segunda Região.
Além de "Beto da Saúde", como também é conhecido o prefeito, foram presos o ex-secretário de Saúde do município, Fabiano Córdova, o atual, Cristiano Salles e os donos da clínica Fênix, o casal Fabel Silva e Juliana Meireles. Os mandados de prisão são temporários por cinco dias podendo ser estendidos.
Os mandados de prisão são por crimes de corrupção e desvio de dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS), estipulado em cerca de R$ 2,5 milhões. A verba teria sido desviada entre os anos de 2009 e 2011.
Segundo o delegado Paulo Cassiano, o grupo agia forjando exames para receber verbas do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nós constatamos um acréscimo de 500% de exames no município, acima da demanda normal, para se ter uma ideia, se todos esses exames tivessem sido realizados, poderíamos concluir que toda população de São Francisco está muito doente, ou que todos estão muito bem, cuidando muito da saúde, porque se esses exames fossem realizados, seria como se todos os munícipes fizessem dois ‘check ups’ anuais”, disse o Delegado.
As investigações, que culminaram no inquérito policial, tiveram origem a partir do depoimento de um informante, em novembro de 2011.
Equipes da Polícia Federal recolheram documentos em repartições públicas que funcionam na sede do Executivo Municipal, como a Fundação Municipal de Saúde, onde a porta precisou ser arrombada, já que no momento da incursão não havia funcionários que tivessem a chave. O gabinete do prefeito também foi arrombado.

Segundo o delegado Paulo
 Cassiano, apesar de estarem com a prisão temporária de cinco dias decretada, a Justiça pode autorizar a prisão preventiva, que pode se estender por mais te
mpo. Ele tambémdisse que a prisão é importante, pois se os cinco estivessem no exercício de suas funções as investigações poderiam ser comprometidas. Durante toda a manhã e início da tarde agentes da PF chegaram à delegacia com documentos e CPUs de computadores, recolhidos nos locais dos mandados de busca e apreensão.
Todos os presos foram conduzidos a sede da Polícia Federal em Campos. Um dos advogados de Beto, Nelson Vinagre, disse que o prefeito prestou depoimento, acompanhado de outro advogado e que já estão estudando as medidas cabíveis para entrar com recurso para a soltura do prefeito.
   



Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário