quinta-feira, 23 de junho de 2016

Presos reformam campo de futebol no ES e sonham com liberdade


Jorge FélixDo G1 ES, com informações da TV Gazeta
Os detentos que cumprem pena em regime semi-aberto estão realizando a reforma do campo do bairro Santa Rita, em Vila Velha. O trabalho acontece durante o dia e, à noite, eles retornam a presídio no município de Cariacica, na Grande Vitória Santo.
O trabalho começou há 20 dias, com previsao de término no mês de agosto. O principal objetivo é a ressocialização dos detentos para integrá-los novamente à sociedade. “O trabalho é muito positivo para mente. A gente descansa, trabalha tranquilo, alegre, com a galera, isso é muito bom para nós”, comenta Antenor Santos.
Valdeir, de 42 anos,  conta que jogou no Rio Branco no início da década de 90, quando tinha 17 anos. Ele afirma que estar fora da prisão, ainda que por algumas horas, não tem preço.
“Poder sair do presídio, trabalhar aqui durante o dia, é muito bom porque a gente se distrai. Ficar fora do presídio já é uma boa”, comenta
Trabalho está previsto para terminar em agosto (Foto: Reprodução/ Tv Gazeta)Trabalho está previsto para terminar em agosto
(Foto: Reprodução/ Tv Gazeta)
No campo, funciona uma escolinha de futebol para as crianças e adolescentes da comunidade de Santa Rita. Segundo o treinador Enrique Capelaro, os moradores tiveram uma boa recepção à iniciativa.
“A comunidade abraçou a causa e eles tem retribuído com um trabalho esforçado muito legal, que vai beneficiar toda a comunidade de Santa Rita e também as nossas crianças e o nosso futebol”, avaliou. 
Segundo o Secretário de Estado da Justiça Wallace Potes, os detentos escolhidos para realizar o trabalho passaram por uma avaliação criteriosa. “Eles têm que apresentar um bom comportamento e ter a formação técnica para a atividade, que poderia ser jardinagem, pintura, para cada demanda de trabalho selecionamos o preso mais adequado” explicou.
Quando estiver em liberdade, José Carlos Nacimento fala que quer voltar ao campo. “Queria jogar uma bolinha aqui”, declara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário