quinta-feira, 23 de junho de 2016

Beltrame diz que verba da União vai 1º para salários atrasados de policiais


Do G1 Rio
O destino que o secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, vai dar ao dinheiroextra liberado pelo governo federal – R$ 2,9 bilhões— será o pagamento de salários dos policiais. A ajuda para a segurança da Olimpíada foi autorizada por medida provisória. O Ministério do Planejamento ainda estuda detalhes técnicos, mas disse que a transferência dos recursos dever ser feita nos próximos dias, como mostrou o RJTV nesta quarta-feira (22).
Em Brasília, o ministro interino do Planejamento deixou claro: a ajuda da União é para segurança. Caberá ao governo do estado buscar sozinho uma solução para terminar a Linha 4 do metrô.
Calamidade pública
Faz seis dias que o governador em exercício do Rio, Francisco Dornelles, decretou estado de calamidade pública. Na terça-feira (21), o presidente em exercício Michel Temer autorizou o empréstimo. O dinheiro, de acordo com o texto da medida provisória, se destina exclusivamente para despesas com Segurança Pública, por causa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio.
Uma segunda medida provisória vai ser publicada, quando o dinheiro estiver disponível. O defensor Público Geral do Estado, esteve no Bom Dia Rio. Para ele, como o governo federal já garantiu a verba para a segurança, o dinheiro do estado deve ser investido em outros setores.
Beltrame disse que assim que o dinheiro do governo federal chegar a primeira providência será pagar salários e gratificações atrasados dos servidores das polícias civil e militar.
“Pagar o salário do servidor, pagar a premiação e o regime adicional de serviço. Posteriormente a isso, descentralizar o recurso, imediatamente, para as duas instituições, para que elas honrem seus compromissos que tão bastante atrasados. Eu acho que a partir daí a gente pode trabalhar com muito mais tranquilidade. Acho que, em primeiro lugar, a questão motivacional do policial ela retoma o patamar que nós tínhamos antes. Os programas que nós consideramos essenciais como o programa de metas e o regime adicional de serviço, que eram programas importantes e que surtiram efeitos muito positivos pra população, ano passado. A gente pretende retomar essa caminhada, se isso acontecer”, disse Beltrame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário