terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ibama libera projeto do Porto Central em Presidente Kennedy, ES


Licença prévia permite dar andamento à instalação do empreendimento. 
Projeto de mais de R$ 5 bilhões havia sido embargado em 40 pontos.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta
O projeto que prevê a construção do Porto Central em Presidente Kennedy, Sul do Espírito Santo, foi liberado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Ele havia sido embargado pelo órgão em julho deste ano, por falta de informações. A licença prévia permite que os empreendedores deem andamento aos trabalhos de instalação do porto, que deve ser um dos maiores do mundo.
O porto será instalado entre as localidades de Marobá e Praia das Neves e é uma parceria entre empresários capixabas e o Porto de Roterdã, na Holanda. Está prevista a construção de 30 terminais de uso privado. A meta é que o espaço comece a operar em 2017, com movimentação de 50 milhões de toneladas por ano. Esse número pode chegar a 150 milhões em 2022.
Em julho deste ano, o projeto de mais de R$ 5 bilhões foi embargado em 40 pontos pelo Ibama. Segundo o órgão, a licença não foi concedida pela falta de várias informações no projeto. Itens básicos do relatório precisavam ser esclarecidos, como a “titularidade da área do empreendimento e as possíveis desapropriações necessárias para sua implantação”.
Obra de Porto Central em Presidente Kennedy é confirmada pelo governo do ES (Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Espírito Santo)Projeto do Porto Central em Presidente Kennedy
(Foto: Divulgação/ Governo do Estado do
Espírito Santo)
A lista de pedidos também incluía a necessidade de detalhar qual o alcance da infraestrutura do porto, suas rotas e operação. Além disso, a equipe ambiental concluiu que o material “tal como apresentado, impede uma análise adequada do estudo, bem como a manifestação quanto à viabilidade ambiental do empreendimento Porto Central”.
Após a não-liberação, os representantes do governo do Estado, executivos da TPK Logística (Terminal Presidente Kennedy) e do Porto de Roterdã da Holanda se reuniram para discutir o andamento do projeto. Em entrevista ao jornal A Gazeta, em agosto, o diretor de implantação da TPK, José Maria Novaes, disse que o parecer emitido pelo Ibama sobre os questionamentos em relação aos estudos não mostrava falhas graves ou grandes dificuldades.

Empreendimento
A construção do Porto Central foi anunciada em novembro de 2013. Na época, o secretário estadual de Desenvolvimento, Nery De Rossi, disse que a área onde o porto será instalado é considerada uma das maiores do mundo. O porto vai ser construído em uma área de 20 milhões de metros quadrados. O local ainda terá 23 km de cais para navios com calado com mais de 10 metros.
O empreendimento deverá funcionar como um porto de indústria, ou seja, uma grande área que além de receber navios vai ter indústrias instaladas próximas ao local. A expectativa é que, durante as obras de instalação, 4,5 mil empregos devam ser gerados. Entre os empregos previstos para a época da construção do porto, 70% serão destinados a moradores de Presidente Kennedy e região. Além disso, depois da primeira fase, devem ser geradas mais 5 mil vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário