terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Escutas mostram traficantes planejando invasão a favela no RJ


Polícia Civil cumpriu 13 mandados de prisão em operação, nesta segunda.
Um dos presos queria tomar controle do tráfico em comunidade da Baixada.

Do G1 Rio
Oeração da Polícia Civil combate o tráfico de drogas em comunidades do Rio (Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Oeração da Polícia Civil combate o tráfico de drogas em comunidades do Rio (Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Escutas telefônicas feitas pela Polícia Civil mostram traficantes presos em uma operação, nesta segunda-feira (15), planejando a invasão a uma favela em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Ao todo, seis pessoas foram presas. Dos 18 mandados de prisão, 13 foram cumpridos, já que outras sete já estavam na cadeia, como mostrou o RJTV.
Todos os presos vão responder por tráfico e associação ao tráfico. Entre eles, está Carlos Fagner de Souza, o “Papagaio”. As escutas mostram ele conversando com um homem não identificado sobre a invasão de outra comunidade.
Carlos Fagner: Eu vou tomar uma parada pra mim, mano, essa semana aí... vou tomar um morro pra mim. Já falei com o mano, o mano falou vai me ajudar, vai deixar as armas dele pra 'mim' tomar lá, mané.
Homem: É por aí mesmo?
Carlos Fagner: É, é, o complexo, aí mané. Maior “morrão”, aí. Tem vários becos. Bagulho violento. Eu acho que eu vou ter que arrebentar os carinhas lá.

De acordo com o delegado titular da 21ª DP (Bonsucesso), Delmir Gouvêa, as pessoas que já estavam presas no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste, por outros crimes, continuavam a controlar o tráfico de drogas, mesmo de dentro do presídio.
'Primeira dama' presa
A mulher do traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, foi presa durante a operação. Ainda segundo o delegado, a operação tem como objetivo prender criminosos de pelo menos sete comunidades, entre elas a Favela de Manguinhos, Morro do Urubu, Pilares, Conjunto de Favelas do Alemão e em Bonsucesso.
Sob as ordens do marido, Karen se dividia entre os cuidados com os filhos que tem com ele e o comando do crime organizado na região, que assumiu após o marido fugir. Ela foi presa pelos policiais no Morro do Urubu.
Operação Cidadania tem o objetivo de prender criminosos de pelo menos sete comunidades do Rio (Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia/Estadão Conteúdo)Operação Cidadania tem o objetivo de prender criminosos de pelo menos sete comunidades do Rio (Foto: Osvaldo Praddo/ Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
Rj operação contra o tráfico (Foto: Cristina Boeckel/G1)Polícia faz operação contra o tráfico
(Foto: Cristina Boeckel/G1)
Ainda de acordo com Gouvêa, a operação que está sendo realizada nesta segunda (15) foi articulada durante seis meses.
"Entre os presos que já estavam presos se destaca a liderança que Biscoito da Mangueira e Metralha exerciam na facção da qual fazem parte, mesmo de dentro da cadeia", disse.
Karen, de 34 anos, é considerada um dos mais importantes contatos para que Marcelo Piloto continue a exercer poder no tráfico de drogas.
"A Karen tem a incumbência de passar as ordens e incumbências para o resto do tráfico. Ela não assumiu a função dele totalmente, mas e o principal contato para ajudá-lo a manter o poder", afirmou o delegado Delmir Gouvêa.
Mulher do traficante Marcelo Fernando Pinheiro Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, foi presa (Foto: Cristina Boeckel/G1)Mulher do traficante Marcelo Fernando Pinheiro
Veiga, conhecido como Marcelo Piloto,
foi presa (Foto: Cristina Boeckel/G1)
Os policiais também cumprem mandado de busca e apreensão em presídio. A ação acontece em parceria com outras oito delegacias distritais. Até as 11h, não havia informações sobre confrontos.
As equipes da 21ª DP ainda estavam nas ruas para cumprir os quatro mandados de prisão que faltam por volta das 11h10.
Treze suspeitos foram presos
Daniel de Lima Araújo, o "Nego"
Adilson de lima Araújo, o "Galeguinho"
Anderson dos Santos Cortes, o "Gago"
Naildo Arruda da Silva, o "Paizão" ou "Naildo Paraíba"
Karen Cristina da Silva Bastos, a "Gorda"
Almir Wanick de Asssumpção, o "Mizinho"
Gustavo da Costa Bessa de Abreu, o "Gugu"
Rodrigo Antunes da Silva, o "Gordo"
Rafael Silva Figueira, "01 da alta"
Carlos Fagner de Souza Pinto, o "Papagaio" ou "Joe"
Roberto de Souza Britto, o "Metralha"
Lucio Mauro Carneiro Passos, "Biscoito da Mangueira"
Arthur da Silva Cruz, "Bagé"
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.
Operação em comunidades começou no início da manhã desta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)Operação em comunidades começou no início da manhã desta segunda-feira (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário