quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Cenas de moradores de rua chamam a atenção da população de Campos


Maioria destas pessoas são de outras cidades e chegam buscando melhores oportunidades
 Marcelo Esqueff / Carlos Grevi

Maioria destas pessoas são de outras cidades e chegam buscando melhores oportunidades

Certas situações passam despercebidas aos olhos da população. Isso acontece na maioria das vezes devido a correria do dia-a-dia, mas esta semana uma situação curiosa e que fez muitas pessoas pensarem a respeito, chamou a atenção dos campistas em uma área movimentada do Centro da cidade.
Ao passar pelo calçadão da Praça do Santíssimo Salvador, local de grande movimentação por ser área comercial, um grupo de pessoas em situação de rua estava deitado em um colchão de casal na calçada debaixo de um forte sol, próximo a agência dos Correios.
No município de Campos podemos perceber uma grande quantidade de pessoas nesta situação em vários pontos, como os terminais rodoviários e praças de bairro. Segundo dados da Secretaria de Família e Assistência Social, atualmente existem 55 pessoas que fazem da rua sua moradia.
Ainda de acordo com a secretaria, a maioria destes moradores de rua não é natural da cidade, sendo alguns até de outros países. Muitos saem de sua cidade ou país de origem procurando por uma melhor oportunidade de vida e até mesmo de empregos, devido ao crescimento da região ou até mesmo pessoas que passaram para uma situação de rua por terem se desvinculado da família por desentendimentos e uso de drogas, o que leva ao desemprego e a inexistência de renda.
Para o aposentado Paulo Caetano, de 57 anos, toda esta situação deve ser olhada com cuidado pelos governantes. “Às vezes paro aqui para estacionar e sempre sinto um cheiro desagradável e me sinto triste quando vejo estas pessoas nestas situações tão ruins. Penso em como levo minha vida e como é a vida de uma pessoa que é morador de rua. Acho que eles precisam de abrigo e apoio psicológico", disse Paulo.
Na cidade existe o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop). Pessoas especializadas em abordagem social chegam até os moradores de rua e analisam cada situação. Os profissionais explicam o funcionamento do Centro, os tipos de serviços oferecidos, como acompanhamento psicológico, social e abrigo. Além destes serviços, o Centro também realiza o serviço de documentos e contato familiares dos assistidos.
Todo este serviço é feito com o principal objetivo de recuperar o resgate da cidadania, além dos vínculos sociais e familiares. Em casos de crianças e adolescentes encontrados em situação de rua o Conselho Tutelar deve ser acionado. Já para idosos, os órgãos de proteção aos idosos devem ser chamados.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário