quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Briga de bar que provocou a morte de belga na Lapa começou em jogo


Tiros eram contra homem que esfaqueou outro após discussão na 'porrinha'.
Professor da UFF de 50 anos foi atingido por bala perdida e morreu.

Do G1 Rio
A Polícia Civil está investigando a morte do professor belga Dominique Marie Philippe, de 50 ano, que foi baleado na Lapa, Centro do Rio. De acordo com o delegado da 5ª DP (Mem de Sá), Alcides Pereira, o motivo do disparo que atingiu o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), que estava em um bar, seria uma briga entre duas outras pessoas, iniciada durante um jogo de “porrinha” em outro estabelecimento.
Segundo o delegado Alcides Pereira, dois homens jovam "porrinha" – o tradicional jogo em que se tenta adivinhar o número de palitos que cada jogador tem em mãos – no bar Gingin, quando houve um desentendimento.
Alexandre Augusta Silva saiu e voltou com um facão, esfaqueando nas costas Antônio Carlos de Souza. Ainda de acordo com Alcides, Antônio correu para fugir do agressor, mas caiu no chão, ferido. Quando o agressor alcançou a vítima para desferir mais uma facada, uma pessoa que estava num carro parado no sinal saiu do veículo e atirou para o alto. Alexandre correu e o atirador, não identificado, disparou três tiros. Um deles matou Dominique, que estava no Bar do Chico, na esquina da Avenida Mem de Sá com Rua dos Inválidos.
Depois dos disparos, policiais e agentes da operação Lapa presente foram acionados. Alexandre, o esfaqueador, teria entrado em um prédio para fugir. "Ele foi até o 9º andar, quando caiu ou se jogou. Ele foi amortecido pela fiação elétrica e de cabos de televisão e não sofreu nenhum ferimento grave. Foi detido e levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar para ser atendido e, em seguida, levado para a 5ª DP", disse o delegado.
Antônio, o homem esfaqueado, foi levado para o mesmo hospital. Até as 16h30, não havia detalhes sobre seu estado de saúde.
O inquérito instaurado na delegacia de homicídios é para investigar o homicídio e encontrar o homem que atirou. Um outro inquérito foi aberto na 5ª DP para fazer buscas sobre a briga entre Antônio e Alexandre.
Professor dava aulas desde 2011 na UFF
A Universidade Federal Fluminense lamentou o trágico falecimento do professor Dominique Marie Philippe Geneviève Boxus. Em nota, a universidade informou que Dominique Boxus vive no Brasil há 20 anos e, desde 2011, lecionava no Instituto de Letras da UFF como docente de língua francesa e literatura francófonas.
"Dominique Boxus atuou como tradutor e coordenava os trabalhos de tradução do Laboratório de Estudos de Tradução da UFF (Labestrad). Foi também docente e orientador no mestrado em Letras. Acima de tudo, foi um profissional dedicado que soube inspirar seus alunos com o amor pela literatura.
Neste momento triste, a universidade expressa a sua solidariedade aos familiares, colegas e alunos de Dominique. Lamentamos o ato de violência responsável pela perda prematura de um querido membro de nossa comunidade e cobramos das autoridades as providências cabíveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário