domingo, 14 de setembro de 2014

Orla do Rio tem carros do batalhão de Choque no início da 'Operação Verão'


Ao menos três veículos circulavam pelas ruas da Zona Sul neste domingo.
Polícia promete cerca de 650 agentes espalhados pelas praias.

Do G1 Rio
Rio Operação Verão (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)Carros do Batalhão de Choque reforçam segurança na orla (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
O inverno não acabou, mas as altas temperaturas do Rio provocaram o início da Operação Verão na orla da Zona Sul já neste domingo (14). A ação que promete aumentar o policiamento ostensivo nas praias e reduzir roubos contará com apoio do Batalhão de Choque. Já neste domingo, o G1 acompanhou ao menos três carros do comboio circulando pela orla carioca. Nas esquinas, carros da PM foram espalhados.
A Operação Verão acontece anualmente e desta vez foi antecipada em três meses. De acordo com a PM, o intenso calor atípico ainda no inverno fez aumentar o movimento nas praias, o que tem demandado reforço no policiamento.
Cerca de 650 homens dos batalhões de Botafogo, Flamengo, Copacabana, Leblon e Ipanema, além do Batalhão de Choque, do Batalhão de Ações com Cães e de recrutas do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) irão atuar na operação, que contará ainda com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Civil. Todos os policiais envolvidos receberam treinamento especializado, que inclui técnicas de abordagem nas praias, observação e preparação física.
Movimentação é intensa na praia de Ipanema, em dia que pode ter temperaturas de até 33ºC (Foto: Káthia Mello/G1)Movimentação é intensa na praia de Ipanema
(Foto: Káthia Mello/G1)
De acordo com o comandante do 23º Batalhão (Leblon), tenente-coronel Marcus Vinícius Amaral, a operação acontecerá em todos os fins de semana até o término do verão, em março de 2015. “O resultado da presença da polícia nas praias é significativo, pois temos coibido roubos e furto”, informou o comandante em nota.

Ainda de acordo com a PM, além da orla, ruas próximas às praias e bairros como a Lagoa também receberão reforço policial. Os militares usarão quadriciclos, motos e carros no patrulhamento. Policiais do Choque estarão equipados com armas não letais e usarão o uniforme de verão.
Na Barra da Tijuca, praia ficou cheia por volta de 11h (Foto: Janaina Carvalho/G1)Na Barra da Tijuca, praia ficou cheia por volta de 11h (Foto: Janaina Carvalho/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário