terça-feira, 2 de setembro de 2014

Morador de São Fidélis com meningite é transferido para o HFM


Paciente começou a passar mal no sábado e quadro se agravou no domingo
 Marcelo Esqueff / Manuela Escalla

Paciente começou a passar mal no sábado e quadro se agravou no domingo

Um homem de 46 anos foi internado na manhã do último domingo (30/08), no Hospital Armando Vidal em São Fidélis após passar mal em sua residência. Segundo os familiares, José Antônio Pereira da Silva, começou a passar mal no sábado, e seu estado se agravou no domingo, quando foi levado para a unidade. José passou por exames nesta segunda-feira (01/09) onde segundo a família, foi detectada meningite bacteriana.
José que é morador do bairro São Vicente e chegou a ficar internado no setor de isolamento do hospital até o início da tarde desta terça-feira (02/09) quando foi transferido para o Hospital Ferreira Machado em Campos. O paciente encontra-se estável, no isolamento do setor de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP). 
Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde de São Fidélis, Aurélio Pereira, a população não precisa ficar alarmada sobre esse caso, por ser algo isolado. As pessoas que passarão pelo processo de medicação para prevenção contra a doença serão aqueles que estiveram mais próximas com a vítima, nesse caso a esposa.
“Esse processo funciona como um protocolo, com indicações vindas do governo federal, na qual devemos seguir, sobre quando é necessário medicar e também nas medidas de transferência do paciente”, disse ele.
Ainda de acordo com o superintendente, a vigilância começou esse trabalho com o paciente e as pessoas mais próximas desde o momento que o hospital informou sobre o caso, segunda-feira (01/09). O mais importante agora é investigar de onde veio essa doença.
“Como nos casos das crianças que apresentam meningite, o próprio corpo produz essa doença infecciosa, muitas vezes através de vírus ou bactérias, e também com outras doenças como a varicela (catapora), por isso às vezes o contágio não começa de algum lugar ou vem de outra pessoa”, explicou o superintendente apontando que o melhor caminho para acabar com os riscos de outras pessoas serem contaminadas é a prevenção, mas que a população não precisa se preocupar sobre uma possível epidemia na cidade.
Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central.
Os sintomas mais comuns de meningite são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vômitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas inespecíficos podem estar presentes, como irritabilidade e sonolência. A presença de uma erupção cutânea pode indicar um caso particular de meningite; a causada por bactérias do tipo meningococos.
Publicidade


Fonte: URURAU / SÃO FIDÉLIS NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário