terça-feira, 9 de setembro de 2014

Efetivo policial não acompanha crescimento da população na região


Cidades como Campos, Macaé e SJB registraram aumento de roubos em geral
 Carlos Grevi /Marcelo Esqueff

Cidades como Campos, Macaé e SJB registraram aumento de roubos em geral

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), do mês de julho confirmam o aumento da criminalidade nas cidades de Campos, São João da Barra e Macaé. Juntas essas cidades foram responsáveis por um quarto dos registros de ocorrências feitas no interior do estado. Os três municípios respondem por 33% dos roubos a pedestre, 30% dos roubos de veículos e 26% dos roubos à residências.
Em Campos, onde o número de habitantes é de 500 mil, o Batalhão de Polícia Militar da cidade tem 1.200 homens que também são responsáveis por outras três cidades da região [São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis], o que resulta numa média de um policial para 416 pessoas. O número de estupros subiu 1.600% entre julho de 2003 e o mesmo período deste ano. Foi registrado também crescimento de 375% nos casos de roubo de veículo nos últimos dez anos. Assaltos a pedestres tiveram aumento de 53%.
A equipe do Site Ururau entrou em contato com o comandante do 8° Batalhão de Policia Militar (BPM) tenente coronel Ramiro de Oliveira Campos, que destacou que o número de policias é o suficiente para o trabalho. "Empregamos o método de planejamento com racionalidade, colocando mais policiais nas ruas e a população tem acompanhado esse trabalho", disse o comandante que atua em Campos há pouco mais de um mês. 
Entre os trabalhos da Polícia Militar, o tenente coronel destacou que além do patrulhamento ostensivo também estão sendo realizadas blitzen, operações em pontos onde foram identificadas manchas criminais e trabalho de inteligência pelo Serviço Reservado.
Já o município de São João da Barra, que tem população estimada em 34 mil habitantes, não possui um batalhão próprio. O policiamento é feito pela 5ª Companhia de Polícia Militar, destacada de Campos, que fica a 40 km do município. Mesmo com a estimativa de que a população cresça seis vezes nos próximos dez anos, ainda não há previsão de instalação de um batalhão da PM no local.
MACAÉ, COM OS PIORES ÍNDICES
Com um crescimento populacional de 600% nos últimos 10 anos, a cidade de Macaé apresenta os piores índices de criminalidade dos três municípios.
De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, o número de roubos a pedestres subiu 77% no período de um ano e 10.500% na última década. Já o número de roubo em coletivos subiu 1.100% desde 2004. Com um efetivo de 650 policiais militares, o batalhão da área responde ainda por outras cinco cidades da região que somam 455 mil habitantes, o que representa um agente para cada 700 moradores.
Morador do bairro Cancela Preta, área nobre de Macaé, Francisco Rocha conta que os condomínios tiveram que instalar cercas elétricas e contratar vigias particulares para tentar diminuir a onda de assaltos.
Já a moradora do Centro, Regina Almar contou que, recentemente, bandidos de facções rivais iniciaram um tiroteio no estacionamento de um supermercado em plena luz do dia.
REFORÇO NO POLICIAMENTO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO
Segundo a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ), a partir da próxima semana serão enviados cerca de 600 policiais para os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e de São Gonçalo, na Grande Niterói, divididos em 200 para cada cidade. A decisão foi tomada após o aumento da violência nessas regiões. 
Segundo o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, a escolha dos locais foi realizada de acordo com o que apontam os relatórios de análise de delitos. A finalidade é focar essas ações nas regiões de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e São Gonçalo, exatamente em lugares onde existe uma mancha criminal. 
Para garantir os 600 policiais, o governo do Estado vai solicitar oficialmente às Forças Armadas a prorrogação da permanência das tropas militares na ocupação do Complexo da Maré, na Zona Norte Rio. A ideia do governo é ter a ocupação das Forças Armadas na Maré até, pelo menos, a formação da nova turma de policiais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), prevista para dezembro.
Segundo os dados mais recentes do Instituto de Segurança Pública (ISP), em julho deste ano, na Baixada Fluminense foram registrados 13.442 ocorrências, 2.392 roubos de rua e 155 homicídios. Já na região da Grande Niterói, no mesmo período, houve registro de 6.947 ocorrências, 1.259 roubos de rua e 33 homicídios.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / CBN E ABR

Nenhum comentário:

Postar um comentário