segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ventania, chuvas fortes e granizo atingem cidades do ES


Em Rio Novo do Sul, choveu granizo e vento arrancou árvores.
Em Vitória, ventania arrancou lona de quiosque e barracas em festival.

Do G1 ES
Uma forte chuva atingiu municípios do Sul do Espírito Santo, nesta segunda-feira (7). Na comunidade de Vila Alegre, interior de Rio Novo do Sul houve queda de granizo.

No Centro do município, o vento forte arrancou árvores e bananeiras caíram em cima de um veículo, mas ninguém se feriu.

Confira fotos da situação nos municípios.
Chuva, vento, trovões e granizo no interior de Rio Novo do Sul (Foto: Internauta)Chuva, vento, trovões e granizo no interior de
Rio Novo do Sul (Foto: Internauta)
Em Cachoeiro de Itapemirim, moradores registraram uma nuvem negra cobrindo o município e informaram que uma chuva forte não demorou a chegar, acompanhada de muito vento.

No interior do município, na comunidade de Gironda, casas acabaram alagadas. Em Marataízes, a chuva forte durou cerca de 20 minutos, mas foi o suficiente para alagas ruas e casas.
No município de Mimoso do Sul também choveu forte e a água invadiu a pista em um dos acessos ao município. Segundo os moradores, choveu por dez minutos. A enxurrada levou muita terra e arrastou um tronco de árvore na subida do Cristo, uma das encostas mais perigosas de Mimoso do Sul.

No interior de Iconha, a ventania derrubou árvores. Galhos interditaram parte de uma estrada.
Cobertura de terraço se soltou com o vento (Foto: Thielli Boni/ arquivo pessoal)Cobertura de terraço se soltou com o
vento (Foto: Thielli Boni)
Grande Vitória
Em Vitória, além da nuvem de areia que atingiu a Praia de Camburi e a reta do aeroporto durante todo o dia, à tarde o tempo fechou e moradores registraram grandes nuvens pretas no céu da capital.
O vento forte arrancou barracas do Festival de Frutos do Mar, na Ilha das Caieiras, e também a lona de um quiosque na orla de Camburi. Confira o vídeo abaixo.

Ventania também foi registrada em Carapina, na Serra.

Já em Guarapari, uma forte tempestade atingiu o município na madrugada desta segunda-feira (7).

Nesta tarde, os relatos de moradores são de ventania forte e chuva em determinados pontos da cidade. No Morro da Caixa d’água, em Muquiçaba, um telhado  inteiro se soltou com a ventania. Não há informações sobre feridos.
Ventania derrubou mesas e cadeiras na Ilha das Caieiras (Foto: Micheline Hidalgo)Ventania derrubou mesas e cadeiras na Ilha das Caieiras (Foto: Micheline Hidalgo)



Região Serrana
Uma forte chuva também atingiu a região Serrana do Espírito Santo, na tarde desta segunda-feira.

Acompanhada de ventania, a chuva durou alguns minutos, mas foi o suficiente para detelhar casas em Marechal Floriano, segundo moradores.

Incaper
O meteorologista do Incaper, Ivaniel Foro Maia, explicou que a mudança de tempo que ocorreu na tarde desta segunda, nas regiões Sul, Grande Vitória e Serrana, estava prevista para ficar no Norte do Rio de Janeiro, e não avançaria para o Espírito Santo.
Porém, tudo foi provocado por uma "briga" entre o sistema de alta pressão que estava concentrado no Espírito Santo e o sistema de baixa pressão que veio com mais força do Norte do Rio de Janeiro para o estado.
Esse encontro provocou ventos bem fortes, chegando a rajadas de 60 km/h em Alegre, no Sul do estado, segundo o meteorologista, e média de 50 km/h na Grande Vitória, com pico de 66 km/h no alto da Terceira Ponte.
No Norte do Espírito Santo, os ventos fortes não chegaram e o tempo se manteve firme durante todo o feriado.
Previsão para terça-feira
A previsão é de tempo estável e sem chuva em todo o Espírito Santo, nesta terça-feira (8), segundo o meteorologista. Na Grande Vitória e no Sul do estado, haverá nebulosidade, que ficou "aprisionada" depois do vento. A previsão é de noite abafada da Grande Vitória.
Bombeiros
Um balanço inicial feito pelo Corpo de Bombeiros apontou que não houve ocorrências relacionadas à tempestade de areia ou chuva, na Grande Vitória.
Houve registros apenas de árvores que caíram ou que ficaram em risco de queda. Só na Grande Vitória, foram 25 ocorrências envolvendo queda de árvores. Dessas, 11 caíram sobre edificações, sendo quatro na Serra, quatro em Vitória e três em Cariacica.
Também houve destelhamentos e materiais que voaram, como tapumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário