segunda-feira, 29 de junho de 2015

Polícia prende um dos principais fornecedores de drogas do RJ


Quadrilha movimentava cerca de R$ 800 mil por semana, segundo a polícia.
Operação Maçarico prendeu sete pessoas nesta segunda-feira (29).

Janaína CarvalhoDo G1 Rio
Um dos principais fornecedores de cocaína do estado do Rio de Janeiro foi preso durante a Operação Maçarico, realizada pela Policia Civil nesta segunda (29). A quadrilha, comandada por Rafael de Souza Santos, movimentava cerca de R$ 800 mil por semana. As investigações começaram há cerca de sete meses após um roubo a um caixa eletrônico em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
"Teve um desdobramento e a gente percebeu a participação de elementos do tráfico de drogas e hoje [segunda-feira] fizemos essa operação denominada Maçarico, onde prendemos sete elementos, dentre eles o Mingau, que é o Rafael, principal distribuidor de cocaína do estado", ressaltou o delegado Márcio Braga, titular da Delegacia de Roubos e Furtos, destacando que a droga vinha da Bolívia direto para o Conjunto Habitacional Amarelinho, em Irajá, no Subúrbio do Rio, e era distribuída por várias comunidades como Parque das Missões, Kelson, Dique e Parque União.
Rafael foi preso em casa ao lado da mulher, Thayane de Oliveira, que era seu braço direito na venda de drogas. O grupo ainda contava com a participação de criminosos dentro do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste. Segundo o delegado, foram encontrados diversos anotações do tráfico e celular na cela dos traficantes Leandro Souza da Silva, o Buda, chefe do tráfico do Parque União, e Tiago Gomes Fernandes, o TH, considerado braço direito de Buda, evidenciando o envolvimento de ambos com a quadrilha.
"A gente percebeu a movimentação financeira e de drogas relacionada ao Buda com o Rafael. Ele, de dentro do presídio, pedindo drogas ao Rafael para as suas comunidades", explicou Braga.
A quadrilha também tinha a ajuda do taxista Alexandre Silva, que também foi preso na manha desta segunda por dar apoio na distribuição da droga. Ele tinha um táxi regular circulando no município de Caxias, na Baixada Fluminense, mas também utilizava o veículo para fazer o transporte de drogas para o grupo.
Uma escuta telefônica revela a ligação entre Rafael e Alexandre: “Se eu precisar de dez Reais, tu tem pra me emprestar?”, pergunta Alexandre. “Tá querendo dez camisas (10 kg de cocaína)? Tenho, tenho, tenho aqui”, tranquiliza o fornecedor.
As prisões foram cumpridas em diversos locais como Morro do Tuiuti, na Favela Cinco Bocas, e outras comunidades. Ainda há dois mandados a serem cumpridos, um contra Erlan Ferreira da Silva, um dos responsáveis pelo tráfico no Parque União. Os sete presos vão responder pelos crimes de associação ao tráfico de drogas e formação de quadrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário