quinta-feira, 25 de junho de 2015

Entrada de presos provisórios cai 50% no ES, segundo governo


Secretaria de Justiça diz que redução veio após audiências de custódia.
Presos em flagrante são apresentados a juiz no prazo máximo de 24 horas.

Do G1 ES
As audiências de custódia reduziu em 50% a entrada de presos provisórios em presídios doEspírito Santo.
O serviço acontece desde 22 de maio e, desde então, todos os presos em flagrante na Grande Vitória têm sido apresentados a um juiz no prazo máximo de 24 horas.
O balanço do primeiro mês de funcionamento das audiências será apresentado nesta sexta-feira (26), às 15h, no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em Vitória.
Audências acontecem no Complexo Penitenciário de Viana, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Audências acontecem no Complexo Penitenciário
de Viana (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas, os resultados superaram as expectativas. “Ao implantar as audiências de custódia, a cidade de São Paulo conseguiu reduzir a entrada de presos provisórios em 43%, segundo levantamento do CNJ. Aqui no Espírito Santo, que foi o segundo Estado do país a implantar o novo sistema, essa redução é de 50%”, destacou Ricas.

A inciativa já reduziu o número de presos provisórios no Centro de Triagem de Viana e nos Centros de Detenção Provisória do Estado. "O impacto da nova iniciativa está sendo extremamente positivo para o sistema prisional capixaba. As audiências de custódia evitam prisões desnecessárias e, consequentemente, geram enorme economia aos cofres públicos, pois cada preso custa, em média, R$ 3 mil por mês", explica o secretário de Estado da Justiça.
Audiências
Todas as audiências de custódia acontecem no Complexo Prisional de Viana, em um prédio ao lado do Centro de Triagem de Viana.
O local tem juízes de plantão, todos os dias da semana, das 8 às 18 horas, inclusive aos finais de semana e feriados.

Segundo a Sejus, a ideia é que o acusado seja apresentado e entrevistado pelo juiz, em uma audiência que também poderá contar com a participação do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.

O prédio onde são realizadas as audiências pertence à Secretaria de Estado da Justiça.

No Espírito Santo, as audiências de custódia são realizadas em parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça e o Poder Judiciário, com apoio do Ministério Público e da Defensoria Pública Estadual (MPES).

Programa Cidadania nos Presídios
Além de participar da apresentação do balanço do primeiro mês de funcionamento das audiências, o juiz Luís Geraldo Lanfredi se reunirá com o presidente do TJES, desembargador Sérgio Bizzotto, com o governador do Estado, Paulo Hartung, com o secretário de Justiça, Eugênio Ricas, e com alguns juízes capixabas a respeito da implantação do programa Cidadania nos Presídios.
O programa será implantado no Espírito Santo no mês de agosto e o Estado será o primeiro do país a implantar o programa. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a iniciativa visa a melhoria da situação carcerária no país e o combate à cultura do encarceramento.

Um dos focos da ação são os condenados que podem ser contemplados pelos decretos presidenciais, que estabelecem situações de indulto (perdão da pena) e de comutação (redução da pena aplicada). Contudo, o projeto também pretende modificar a metodologia do sistema de execução e fiscalização das penas, revendo o funcionamento das varas de execução penal e a superocupação dos presídios, tornando o sistema de justiça e o sistema penitenciário mais humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário