quinta-feira, 2 de abril de 2015

Revisão: cuidados com o carro antes de pegar estrada devem ser redobrados


  Ururau/Thiago Macedo
Calibragem tem de ser feita com os pneus frios
Feriadão chegando e como muitos optam por viajar, os cuidados com os veículos antes de pegar estrada devem ser redobrados. Embora a manutenção preventiva não faça parte da cultura do brasileiro, a revisão antes de sair com o carro se faz necessária e pode, até mesmo, salvar vidas.

Antes de viajar, é necessário, primeiramente, saber o seu local de destino, ter a noção do tempo de viagem, expectativa de chuva, enfim, se familiarizar antecipadamente. Feito isso, é preciso atentar-se aos cuidados com o veículo, como condições dos freios, suspensão e principalmente os pneus, que é uma das, ou a mais importante peça do carro. Além disso, também é aconselhável checar os fluidos do automóvel: óleo de motor, fluido de freio, água do limpador de para brisa e do radiador.

CUIDADOS COM OS PNEUS
A primeira indicação de que o pneu não está em boas condições, é quando o mesmo ultrapassa ao limite de desgaste. Essa marcação pode ser verificada no Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem ou Tread Wear Indicator (TWI). Dessa forma, quando chega nesse marcador não tem jeito tem que trocar, pois nesse estágio o pneu não tem mais condições de drenar água, de frear e nem de acelerar.

A calibragem dos pneus tem de ser feita com eles frios. Também é importante lembrar-se de calibrar o estepe, que precisa ser 10 libras a mais do que é pedido, pois a peça fica dentro da mala do carro e verificar a situação do mesmo.

Procedimentos como balanceamento e alinhamento dos pneus, também são de extrema importância, e podem evitar, por exemplo, acidentes durante o percurso. “Se os pneus estiverem gastos têm que realizar a troca e essa manutenção preventiva é necessária, não só antes de viajar, mas regularmente”, recomendou o sócio da União Auto Center, Valdinei dos Santos Almeida. O alinhamento é a geometria do veículo, e essa manutenção preventiva é necessária.

Depois dessa maratona é só reunir a família ou amigos e curtir o feriadão. Boa viagem! 




Fonte Ururau

Nenhum comentário:

Postar um comentário