quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RJ RECEBEM OBRAS EMERGENCIAIS ESTE MÉS

Drenagem de canais, tapa buraco e aumento do grade estão entre os serviços

 Daniela Abreu / Divulgação

Drenagem de canais, tapa buraco e aumento do grade estão entre os serviços

As RJ-180 e 178, que liga Campos a Quissamã, vão receber obras emergenciais nos próximos dias. Os trabalhos que serão realizados foram definidos nesta quarta-feira (22/01) após reunião no escritório do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) em Campos, que contou com participação de representante do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) e do deputado estadual Roberto Henriques. O problema da RJ-180 foi divulgado no Site Ururau em 26 de dezembro do ano passo, quando moradores e usuários pagavam R$ 5 para fazer a travessia em balsa após a rodovia ser alagada.  
A reunião foi motivada pelas constantes reclamações recebidas pelos produtores rurais e usuários da RJ-180. Após discutirem os problemas, o grupo visitou as rodovias e presenciou os transtornos vividos pela população, como: buracos ao longo da estrada, alagamentos de propriedades rurais e visitaram também o local onde recentemente um alagamento impediu a passagem de veículos deixando o distrito de Dores de Macabu isolado.
Buscando a resolução dos problemas, uma ação conjunta entre os dois órgãos (INEA e DER) vai resolver emergencialmente o problema da estrada, visando as temidas chuvas de verão, que costumam se repetir no mês de março.
As obras emergenciais que tem previsão de início para os próximos dias vão limparcanais para drenagem das águas, aumentar a altura do grade no ponto de obstrução entre as comunidades de Guriri e Quilombo, evitando que o tráfego de veículos seja prejudicado nos próximos meses e serviço de tapa buraco. Além da RJ 180 a RJ 178 que liga Dores de Macabu a Quissamã, também receberá intervenções emergenciais do DER devido aos alagamentos constantes e necessidade de manutenção.
A obra definitiva de reforma nas RJ-178 e 180 que liga Ponta da Lama em Campos a sede do município de Quissamã passando por Guriri, Quilombo e Dores de Macabu, encontra-se com edital de concorrência publicado, porém aguardando parecer e liberação do tribunal de contas para o certame licitatório. O seu projeto básico segundo edital do DER, consta de melhoramentos na estrutura da base da estrada, com revestimento de asfalto borracha, dotando a estrada de acostamentos,  alargamentos e construções de pontes, além de serviços de drenagem e os contornos de Ponta da Lama e Dores de Macabu.
"O que fizemos no dia de hoje foi apenas decidir por uma ação emergencial para evitarmos que nas próximas chuvas o distrito de Dores de Macabu fique isolado, além de minorarmos com a dragagem que será feita nos próximos dias o sofrimento dos produtores rurais. O governo do estado precisa se libertar dos entraves burocráticos que estão amarrando o curso da licitação da obra definitiva que encontra-se com edital já publicado. O povo brasileiro paga um alto preço das consequências da impertinência burocrática dissociada da sua realidade" , afirmou o deputado Roberto Henriques.
Além do deputado Roberto Henriques participou da reunião representante do Departamento de Estrada de Rodagem (DER) o engenheiro Ivan Figueiredo, o superintendente do INEA Rene Justen e o engenheiro do INEA Paulo Jorge. 
LINKS SOBRE AS DOROVIAS:
Publicidade super mercado Carlos Alves na chegada de Santa Clara



Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário