sábado, 25 de janeiro de 2014

PREFEITOS E EMPRESÁRIOS DO ESTADO DO RIO SE UNEM POR MENOS BUROCRACIA


Objetivo é evitar que documentos simples sejam motivo de longas esperas
 Reprodução

Objetivo é evitar que documentos simples sejam motivo de longas esperas

É comum, entre os empresários brasileiros, a queixa de que, devido à burocracia de alguns órgãos, documentos simples sejam motivo de longas esperas. Por isso,  a Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), realiza o evento “Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia”. O objetivo é reunir empresários e prefeitos para discutir o não cumprimento de leis, que são importantes para desburocratizar o ambiente de negócios e oferecer um melhor atendimento ao cidadão. Está prevista a participação de 92 prefeitos do estado do Rio, dentre eles, Rosinha Garotinho, prefeita de Campos.
O debate contará com os seguintes participantes: Numa Magalhães (representante do Banco Mundial, para falar da experiência internacional de implantação de programas de integração de processos); Carlos de La Roque (presidente da Junta Comercial, para explicar os benefícios do sistema REGIN e suas dificuldades de implantação); Luiz Bergamini (da SEDEIS, coordenador em nível estadual do GESPÚBLICA, programa de desburocratização federal que estabelece as diretrizes do tema, para falar dos avanços planejados pelo governo estadual no assunto) e Carlos Augusto Moreira Araújo (Ouvidor-Geral do Ministério da Fazenda, para explicar os benefícios da implantação da Carta de Serviços ao Cidadão). 
O moderador da discussão, o empresário Rodrigo Marques, disse que,  as prefeituras precisam oferecer os serviços com mais transparência, destacando  objetivos e regras bem claras, o que facilitaria o atendimento ao cidadão. Ele cita como exemplo, a emissão de documentos como Alvará de funcionamento, inscrição municipal, certidão de IPTU, dentre outros.   
“A burocracia é um problema da sociedade e não exclusivamente do empresário, órgãos públicos e afins, e é reconhecida com um entrave nos negócios e no atendimento a nível mundial”, ressaltou Rodrigo Marques.
O evento surgiu a partir de uma demanda do Conselho de Jovens Empresários que mostrou as dificuldades que os donos de empresas enfrentam em seu dia a dia, pela falta de informações e de recursos para acompanhamento de processos. A partir de então, foi desenvolvido um estudo (em finalização) que contém uma análise dessa questão e uma comparação do Brasil com outros países com base no ranking Doing Business, do Banco Mundial.
O evento acontece no dia 28/01, às 9h, na sede da Firjan, no centro do Rio de Janeiro,
Programação
09:00 | Café de boas vindas
09:30 | Abertura pelo Dr. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira
10:00 | Apresentação do estudo “Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia”
10:15 | Debate – Desburocratização: iniciativas nacionais e experiências internacionais
12:00 | Encerramento
Publicidade 


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário