sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COMANDANTE DO 5ºGBM TEMOS ESTRUTURA PARA COMBATER GRANDES INCÊNDIO


Cerca de 80 bombeiros da região trabalharam no combate as chamas na Femac
 Carlos Grevi / Mauro de Souza / Vagner Basílio

Cerca de 80 bombeiros da região trabalharam no combate as chamas na Femac

Campos tem estrutura para combater grandes incêndios? Essa é a pergunta que os moradores estão se fazendo diante dos dois casos registrados em menos de 20 horas no centro da cidade e no Parque Califórnia. Segundo o comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente coronel Paulo Rodrigues, mesmo com o crescimento regional o quartel possui equipamentos para atuar em situações de alto risco.
No incêndio ocorrido na tarde de quarta-feira (23/10) na loja Femac Móveis o combate ao fogo foi interrompido por cerca de uma hora pela falta de água nos caminhões do Corpo de Bombeiros. Perguntado sobre o problema, o comandante disse que o trabalho em equipe ajudou para que uma tragédia maior não acontecesse.
“Faz parte o serviço operacional pedir ajuda a corporações próximas. Existe uma grande quantidade de chamados de principio de incêndio que recebemos, em qualquer época do ano. Nossa equipe fez o isolamento da área, evacuação das casas próximas e o resfriamento e retirada de um cilindro de gás de 45 litros. Junto a este trabalho também foram solicitados outros carros com água, além dos veículos das empresas que presta serviço de jardinagem para a Prefeitura, e da água de um hidrante que ficava a 200 metros do local”, disse.
Em nota a concessionária Águas do Paraíba informou que “não procedem as afirmações de que houve problema na captação de água em hidrantes do Parque Califórnia. A concessionária também deslocou para o local, voluntária e colaborativamente, quatro caminhões-pipa que também foram utilizados pelos próprios bombeiros no combate às chamas”.
“A manutenção dos hidrantes em primeiro escalão é responsabilidade do Corpo de Bombeiros, existe uma escala diária feita por um profissional especializado em operação de hidrante. Quando é encontrada alguma irregularidade, a concessionária responsável pela distribuição de água é acionada para atuar nos reparos de segundo e terceiro escalão”, comentou o tenente coronel.
O comandante do Corpo de Bombeiros informou que atualmente existem oito caminhões próprios para incêndios (auto tanque e auto bomba tanque) no quartel do Centro e outras duas viaturas na Codin. Já o caminhão tanque de maior capacidade havia sido danificado na noite anterior, quando realizou o serviço de combate ao incêncio na noite anterior, nas lojas da Gavião de Ouro e a Colchões e Cia.
“O tanque de reservatório de 30 mil litros operou durante os trabalhos de combate ao fogo na madrugada de quarta no centro da cidade, mas ficou danificada. Já foi providenciado o conserto e espero que esteja pronto nesta sexta ou sábado. Mas mediante ao incêndio da Femac nós pedimos apoio do caminhão com mesmo tamanho de Itaperuna”, explicou.
O comandante também foi questionado sobre o uso da escada magirus nos casos mais graves em prédios altos.
“Nossa escada mecânica tem capacidade para atender a um incêndio em até 30 metros de altura que equivale a 10 andares. A magirus é um apoio suplementar, mas hoje todos os prédios precisam seguir as normas de segurança contra incêndio e pânico e ter a aprovação do Corpo de Bombeiros. Um prédio de 15 andares, por exemplo, precisa ter a caixa de incêndio que vai auxiliar, não só o trabalho dos bombeiros, como o de populares”, finalizou.
PREJUÍZOS
A perícia da Polícia Civil esteve nos dois locais, mas as causas dos incêndios ainda não foram divulgadas. Os laudos devem ficar prontos na próxima semana.
As três lojas da área central de Campos ficaram completamente destruídas e vão precisar de obras reestruturais para voltarem a serem usadas. Já a estrutura da Femac esta parcialmente comprometida, algumas rachaduras surgiram nas paredes e o empresário vai precisar contratar um engenheiro estrutural para avaliar o local, o prejuízo pode passar de R$ 5 milhões. 

Galeria de Fotos 

 Carlos Grevi / Mauro de Souza / Vagner Basílio



Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário