sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Comandante do 8º BPM fala sobre desafios e estratégias para Guarus


Ainda sem definição de data, 2ª Cia será fixada na antiga sede da 6ª CPA, em Guarus
 Thiago Macedo/Carlos Grevi

Ainda sem definição de data, 2ª Cia será fixada na antiga sede da 6ª CPA, em Guarus

Os municípios de Campos, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra contam com um Batalhão de Polícia Militar, responsável pela segurança dentro de seus territórios. Cada um deles conta com uma companhia, fixada na sede de cada município.
Campos, como o maior em território e em índice populacional, detém duas destas companhias. Uma na área central da cidade, a 1ª Cia, que para a Polícia Militar compreende todo o território da margem direita do Rio, e outra responsável pela área de Guarus, a 2ª Cia, que de acordo com anúncio feito nesta semana, deverá ser fixada na área onde funcionava o 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), ao qual todos os batalhões da Região Norte e Noroeste do Estado respondem.
Em entrevista ao Site Ururau, o comandante do 8º BPM, tenente coronel Marcelo Freiman, falou sobre os motivos do deslocamento da 2ª Cia para Guarus e dos desafios de atuação da Polícia Militar no subdistrito, explicando ainda que cada uma das cinco companhias tem um policial militar designado para seu comando.
Para Freiman, a peculiaridade com a qual os crimes acontecem e o volume com que, principalmente os crimes de homicídio se dão, exigem olhar e abordagem diferenciada.
“O comandante agora vai ficar dentro da área dele. Ele foi movimentado para dentro do terreno onde ele atua. Ele não está mais na área Central, dentro do Batalhão. Ele vai avaliar diariamente o que está acontecendo na área dele e me manter informado do que está acontecendo e das medidas que ele por ventura tenha tomado, ou que eu determine e que possa apoiar ele”, acrescentou Freiman, ressaltando que esse comandante de cada companhia tem autonomia pra tomar decisões, subordinadas a avaliação dele.
Freiman destacou que foram contabilizados 21 homicídios na área do 8º Batalhão, até a presente data (23/01). Um em São Fidélis, dois em São Francisco de Itabapoana e 18 em Campos, 12 deles, o equivalente a 67%, somente na área de Guarus.
O comandante revelou ainda que três dos casos de homicídios ocorridos em Guarus já foram solucionados, com os autores detidos pela Polícia Militar. Outros três casos foram dentro de residências, o que não permite eficácia em ações preventivas e citou o caso da mulher baleada no dia 16, e que morreu nesta segunda feira (19/01), no Hospital Ferreira Machado(HFM) nesta segunda-feira (19/01) como exemplo.
“Aconteceu o homicídio, jogou-se na rede de rádio a moto e as características, eles [policiais de uma guarnição de São João da Barra] observaram uma motocicleta em deslocamento, acharam que poderia ter alguma coisa errada, inclusive de ser suspeito da situação [o homicídio], abordaram, encontraram a arma e o cara confessou o crime, com a maior naturalidade”, contou o comandante que ressaltou a rivalidade na disputa por ponto de drogas e a proximidade desses grupos que na maioria das vezes saem de suas casas armados e matam o indivíduo dentro da casa dele.
Dentro das peculiaridades e dificuldades notadas pelo comandante, ele citou ainda a “lei do silêncio” imposta pelo medo das testemunhas, que quando no crime ocorre em residências, são as únicas que podem auxiliar o trabalho da polícia.
“Por conta da lei do silêncio, do medo, da opressão, as pessoas não falam. Pode ter duas ou três pessoas dentro da casa e falam que não viu, ou falam que era uma pessoa de cor parda, negra ou branca, e não falam mais nada”, expôs Freiman, atentando para o disque denúncia como um canal sigiloso e seguro.
Para o comandante, além da proximidade com a população de Guarus, a fixação da 2ª Cia no subdistrito vai possibilitar uma melhor análise do serviço de inteligência quanto aos crimes de menor potencial ofensivo que não são registrados pelas vítimas e identificação de possíveis “lideranças” do tráfico nas comunidades que porventura ainda não tiverem antecedentes criminais.
Até esta quinta-feira (22/01), de acordo com informações do setor de comunicação do 8º BPM, foram contabilizados 21 homicídios na área de cobertura do Batalhão, três a menos que o mês de janeiro do ano passado. Não foi especificado quantos desses crimes ocorreram na área de Guarus.
COMPANHIAS E COMANDANTES
1ª Cia – Campos (Centro) - Capitão R. Viana
2ª Cia – Campos (Guarus) - Tenente Moore
3ª Cia – São Francisco do Itabapoana - Tenente Carmo
4ª Cia – São Fidélis - Tenente Prado
5ª Cia – São João da Barra - Tenente Tobias
Publicidade


Fonte: DANIELA ABREU

Nenhum comentário:

Postar um comentário