sábado, 25 de novembro de 2017

Forças-Tarefas da Lava Jato se reúnem no Rio de Janeiro


24/11/2017 23h19, Foto: Divulgação
Membros do Ministério Público Federal (MPF) que integram as forças-tarefas relacionadas à operação Lava Jato em Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Procuradoria Geral da República irão se reunir na Procuradoria da República no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 27/11. O objetivo é o compartilhamento de experiências de investigação e a definição de estratégias de atuação conjuntas. Às 15h30, os procuradores das forças-tarefas do Rio, Curitiba e São Paulo irão participar de uma entrevista coletiva à imprensa.
A Operação Lava Jato é a maior iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil. O caso teve início em março de 2014 em Curitiba a partir da investigação de quatro organizações criminosas lideradas por doleiros. Atualmente, há forças-tarefas constituídas no Paraná, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, além do grupo de trabalho que assessora a procuradora-geral da República. Hoje, as investigações alcançam desvios vultuosos de recursos públicos em contratos da Petrobras, da usina nuclear de Angra 3 e do estado do Rio de Janeiro, entre outros.
No Paraná, a investigação já conta com 47 fases, enquanto no Rio já são 17. Nos dois estados, já são 144 condenados a penas que somam 2.130 anos de prisão. Em três anos e meio, cerca de 130 denúncias foram ajuizadas pelas quatro equipes contra mais de 500 acusados. R$ 1,28 bi já foram recuperados por meio de 293 acordos de colaboração firmados a partir das investigações nas cinco unidades do MPF. Em São Paulo, há três ações penais em curso resultantes da Operação Custo Brasil e uma força-tarefa aprofunda a investigação fatos surgidos a partir das delações da Odebrecht, com mais de 20 procedimentos instaurados. Além disso, os irmãos Joesley e Wesley Batista foram denunciados por manipulação do mercado financeiro, com prisão preventiva decretada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário