terça-feira, 30 de agosto de 2016

Crimes violentos e roubos de rua disparam no Rio, aponta ISP


Do G1 Rio
Os casos de letalidade violenta no Rio de Janeiro, contabilizados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), aumentaram 23% em julho na comparação com o mesmo período de 2015. Foram 466 episódios registrados no mês. Nesta classificação estão incluídos os casos de homicídio, latrocínio, autos de resistência e lesão seguida de morte. Os índices foram divulgados nesta segunda-feira (29).
Os roubos de rua tiveram 4 mil casos a mais no mês de julho deste ano se comparado com 2015, o que representa um aumento de 66%. Ainda sobre os casos de roubo de rua, se os dados dos seis primeiros meses de 2016 forem comparados aos de 2015 é possível observar um aumento de 19,2 mil casos de um ano para o outro.

Conforme mostrou o RJTV, os dados do ISP mostram que em média, a cada quatro minutos e dez segundos uma pessoa foi assaltada nas ruas e nos ônibus do estado.
Desde 2001, quando as estatísticas começaram a ser calculadas, nunca houve um mês de julho com tantos casos. Se forem comparados todos os meses desde aquele ano, julho de 2016 só fica atrás de junho passado por uma diferença de 53 casos.
Menino pega celular de passageira de ônibus (Foto: Reprodução/ TV Globo)Menino pega celular de passageira de ônibus (Foto: Reprodução/ TV Globo)
De acordo com os índices do Instituto de Segurança Pública (ISP), os roubos em coletivos aumentaram 90% no estado, com mais de 540 casos do que em julho de 2015. O índice se torna ainda maior se os números levarem em conta o período de janeiro a julho porque se observa um aumento de 57,2% destes casos de 2015 para 2016.
Os motoristas do Rio também notaram um aumento da violência. Em julho de 2016, foram 680 casos a mais do que o mesmo mês no ano anterior. Os números significam um total de 28% a mais de roubo de veículo. Se o primeiro semestre deste ano for comparado com o primeiro semestre de 2015, é possível observar que o estado teve mais de 4,6 mil casos deste crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário