quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Petrobras diz não ter sido notificada sobre suspensão de licitação


Liminar expedida na última terça-feira atende a pedido da prefeitura de Macaé
 Divulgação

Liminar expedida na última terça-feira atende a pedido da prefeitura de Macaé

Após veiculação dasuspensão da licitação para a contratação de seis berços de atracação na região Norte Fluminense ou Sul do Espírito Santo, a Petrobras esclarece que ainda não foi notificada pela Justiça e prossegue com a análise das propostas recebidas.
O referido processo licitatório está em andamento desde o primeiro semestre de 2014. Os seis berços de atracação compreendidos acrescentarão capacidade adicional aos nove berços já disponíveis, que serão mantidos em operação.
Para a licitação em questão, a localização geográfica da base portuária em relação às unidades marítimas que serão atendidas tem enorme influência nos custos de locomoção das embarcações, no consumo de combustível e em toda a cadeia de suprimentos. Por isso, a Petrobras desenvolveu um critério de julgamento que pondera os valores das propostas a serem recebidas dos operadores logísticos, levando em consideração a localização das bases ofertadas, de forma que se obtenha o menor custo logístico global ao longo do contrato.
A definição de tal critério de ponderação teve como premissa a obtenção do menor custo logístico total (custo dos berços + custo das embarcações + custo de combustível) ao longo dos 15 anos do contrato. Foram seguidos rigorosos parâmetros técnicos, considerando o plano de investimentos da companhia, a distribuição geográfica prevista para as unidades marítimas e o perfil da carga a ser movimentada para cada uma delas. Ressaltamos que as unidades não estarão distribuídas de forma uniforme ao longo do mar territorial, havendo regiões com maior concentração de atividade e, consequentemente, maior demanda de movimentação de carga.
A ponderação, no entanto, não impediu que operadores logísticos posicionados em bases portuárias um pouco mais distantes das unidades marítimas apresentassem propostas competitivas.
Além disso, a estratégia adotada mostrou-se bem sucedida, já que a diferença entre as propostas recebidas em 17 de novembro foi superior ao percentual estabelecido no critério de ponderação, confirmando que o critério adotado não impediu a competição.
A companhia pretende concluir a contratação em andamento no primeiro trimestre de 2015, de forma a ter os novos berços operacionais até o segundo semestre de 2016, evitando que a saturação dos terminais ora em operação ocasione um gargalo ao desenvolvimento das atividades offshore.
A Petrobras repudia as insinuações de favorecimento a qualquer empresa ou município no presente processo licitatório, pautado no cumprimento da legislação em vigor e visando unicamente atender aos interesses empresariais legítimos da Companhia. Tão logo seja acionada, a Petrobras prestará os esclarecimentos necessários à Justiça.
ENTENDA O CASOA licitação que previa a contratação de empresas para operação logística portuária, pela Petrobras, nas bacias de Campos e Espírito Santo foi suspensa por liminar expedida nesta terça-feira (26/11), pelo juiz da 2ª Vara Cível de Macaé. A decisão atende a um pedido da prefeitura do município, que segundo matéria publicada no jornal O Globo, entregou uma ação cautelar na justiça na última segunda-feira (26/11).
Ainda de acordo com a publicação, as propostas que integram a concorrência — fechada e realizada por convite — foram abertas no dia 17 deste mês, ainda estão sendo avaliadas pela estatal, no entanto as empresas Edison Chouest Offshore (ECO), que opera no Porto do Açu, em São João da Barra, já é dada como vencedora.
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário