quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Neozelandês condenado por pedofilia que foi detido no Rio é deportado


Ministério Público Federal já havia dado parecer favorável à deportação.
Phillip John Traynor era procurado pela Interpol e embarcou para o Chile.

Do G1 Rio
O neozelandês Phillip John Traynor foi deportado nesta quinta-feira (27) pela Polícia Federal, após ter sido detido, há quase duas semanas, no Rio. Foragido da Justiça de seu país, o estrangeiro que foi condenado por duplo homicídio e pedofilia embarcou em um voo para Santiago do Chile.
Há uma semana, o Ministério Público Federal se manifestou à 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro dando parecer favorável à deportação de Phillip, que era procurado pela Interpol. De acordo com o órgão, as autoridades da Nova Zelândia se dispuseram a arcar com os custos da viagem do preso, o que pode agilizar o processo de deportação.
Segundo o MPF, a Polícia da Nova Zelândia se prontificou também a enviar ao Brasil policiais para escoltarem Phillip. Em 1996, ele foi condenado à prisão perpétua na Nova Zelândia pelo assassinato do pai de um menor que ele abusava sexualmente entre 1992 e 1995. Ele também responde por cinco homicídios, estupro de vulnerável e sequestro.
Neozelandês que estava na lista de procurados da Interpol é preso no Rio (Foto: Reprodução/GloboNews)Neozelandês que estava na lista de procurados
da Interpol foi preso no Rio
(Foto: Reprodução/GloboNews)
Reconhecido por carioca
John foi detido no dia 12 de novembro, no Rio por policiais federais. Dias antes ele recebeu autorização para deixar a prisão na Nova Zelândia e, no mesmo dia,  pegou um voo para Santiago, no Chile. Da capital chilena embarcou para São Paulo e depois chegou ao Rio. Para conseguir pegar o voo para o Chile, Phillip usou passaporte com nome falso.

O neozelandês foi preso em um hostel, em Santa Teresa, no Centro, onde se identificou pelo nome John. Um carioca reconheceu o homem e informou a localização dele à Polícia Federal. Ele não resistiu à prisão e estava com pouco dinheiro.

Phillipp Smith, ou Phillip Trannor, tinha dupla identificação por causa de uma troca de nomes em sua família. Apesar de ter sido condenado pela Justiça do país com o sobrenome Trannor, Phillipp conseguiu alterá-lo para Smith após familiares terem feito a troca. Desta maneira, ele alterou a identificação de seu passaporte e fugiu da Nova Zelândia.

Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o VC no G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário