quarta-feira, 25 de junho de 2014

COMUDES APROVA NOVO PROJETO DA FERROVIA QUE IRÁ LIGAR CAMPOS SJB


Traçado terá 45 km de extensão e servrá para o transporte de cargas
 Carlos Grevi

Traçado terá 45 km de extensão e servrá para o transporte de cargas

Foi aprovado nesta quarta-feira (25/06) o novo traçado da ferrovia que irá ligar os portos do Rio e Vitória/ES, a EF 118. O projeto visa solucionar as questões do Corredor Logístico do Norte Fluminense. A alternativa foi acatada durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes) realizada no auditório da sede da Prefeitura de Campos.
O Corredor é um projeto viário formado por ferrovia que será margeada por duas rodovias entre Campos e São João da Barra, chegando ao Porto do Açu. O traçado terá 45 km de extensão e servirá para o transporte de cargas tanto do Porto quanto do Complexo Logístico Farol/Barra do Furado, além de outros empreendimentos industriais do estado do Rio e do Espírito Santo.
Participaram da reunião a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Dr. Chicão; o secretário de obras, Edilson Peixoto; o subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho; o engenheiro José Júlio, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Roberto Escudine, além de representantes da sociedade civil.
O projeto estava parado desde 2009 quando a execução foi embargada pela prefeita Rosinha Garotinho, que solicitou um projeto alternativo, já que o antigo separaria as localidades de Ururaí e Tapera, e outras localidades desde a Baixada Campista até ao 5º Distrito de São João da Barra.
Como a solicitação do projeto, que seria realizado pela empresa LLX, não foi apresentada na época, a prefeitura de Campos formalizou um novo plano e apresentou ao Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), que juntos chegaram a um consenso.
O Projeto final apresenta um novo traçado da EF 118, que utiliza parte do antigo trecho da rodovia RFFSA, operado pela Ferrovia Centro Atlântica/SA (FCA) e que a partir da localidade de Dores de Macabu desvia a ferrovia para um novo trecho na direção leste, passando por Tocos, seguindo pelo litoral, contemplando o complexo Logístico Farol Barra do Furado (entre Quissamã e Campos), Porto do Açu, (São João da Barra), Porto Barrinha (São Francisco de Itabapoana), Porto de Ubu (Anchiete/ES), seguindo em novo traçado até Vitória.
O antigo projeto não foi aceito pela prefeitura porque, segundo a prefeita, a ferrovia iria causar transtornos a cidade. A prefeita ressaltou que o objetivo é causar o menor transtorno possível para o município. “É claro que vai ter que passar pela nossa cidade. A gente está procurando oferecer o que dá menos impacto”, disse Rosinha.
O projeto alternativo foi apresentado para a prefeita no último dia 11 pelo subsecretário de Transportes do Estado do Rio, Delmo Pinho e técnicos da empresa de consultoria contratada pelos governos do Estado do Rio e do Espírito Santo para definir um traçado alternativo para a EF 118, que integra o Plano Nacional de Logística, anunciado pela presidente Dilma Rousseff.
De acordo com Delmo, o projeto apresentado é 42 km mais curto do que o projeto apresentado pelo Governo Federal e irá economizar cerca de R$ 400 milhões. “A região Norte Fluminense vai ser interligada por ferrovias de excelente qualidade”, ressaltou.
Publicidade


Fonte: URURAU/ ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário