sábado, 28 de junho de 2014

BLOQUEIO EM ESCOLA ONDE MENINA ESTOU COM SUSPEITA DE MENINGITA ESTUDAVA


Profilaxia foi realizada por meio de antibióticos, conforme critérios do MS
 Divulgação

Profilaxia foi realizada por meio de antibióticos, conforme critérios do MS

A Secretaria Municipal de Saúde realizou o bloqueio epidemiológico na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei, nesta sexta-feira (27/06), em prevenção à meningite. A profilaxia foi realizada por meio de antibióticos, conforme critérios do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, mesmo não havendo nenhum caso da doença confirmado no bairro. O diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, ministrou palestra para os pais de alunos e profissionais da unidade escolar.
O diretor, que também é infectologista pediátrico, falou sobre as formas de prevenção, tratamento, tipos de meningite e tirou dúvidas dos pais e funcionários. Na quarta-feira (25/06), a Direção de Vigilância em Saúde orientoufamiliares de Manuelly de Souza Casimiro, de 4 anos, moradora do bairro Jóquei Clube, que deu entrada no dia anterior (24/06) no Hospital Ferreira Machado, às 06h10, em estado gravíssimo, e foi a óbito cerca de uma hora depois. Eles, que suspeito de que a causa da morte da menina seja meningite, também receberam o antibiótico.
"Nós continuamos acompanhando o caso dessa menina, que tinha um quadro de sinusite. Como a causa da morte não foi determinada, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Os exames iniciais não confirmaram meningite, mas enviamos as amostras de sangue para o Lacen e tecidos do corpo para a Fiocruz para análise. Estamos investigando todas as possibilidades para o caso e seguindo o que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde", disse o diretor.
Charbell explicou que as aulas devem continuar normalmente e não há necessidade de interrupção. Ele lembrou que os pais devem atualizar o cartão de vacinação de seus filhos, manter sempre a casa arejada e limpa, além de ingerir muito líquido e alimentação saudável. Graciela da Silva é mãe de duas estudantes da unidade escolar e agradeceu a orientação recebida.
"Eu já estava tranquila antes desta palestra, agora volto para casa ainda mais tranquila. É claro que eu estava preocupada com a saúde da minha filha, mas tenho certeza que a Secretaria de Saúde está fazendo a parte dela. Em momento algum, deixaram a gente sem resposta aqui na escola. Não tem necessidade de desespero ou alvoroço, porque estamos sendo muito bem orientados pela diretora Débora e pelo pessoal da Saúde", afirmou Graciela.
Verônica de Almeida tem uma filha na escola disse que: “Cheguei aqui com outro pensamento, tinha muitas dúvidas sobre essa doença, mas agora está tudo muito claro, não ficou nenhuma dúvida, a Secretaria de Saúde nos ajudou bastante”, disse.
Publicidade


Fonte: URURAU / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário