sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FEIRA AGRO FAMILIAR ABERTA EM CAMPOS

Feira Agro Familiar reúne produtores rurais em busca de capacitação

Evento será realizado até domingo no Cepop e deve receber cerca de 4 mil pessoas
 Mauro de Souza

Evento será realizado até domingo no Cepop e deve receber cerca de 4 mil pessoas

Foi aberta na noite desta quinta-feira (12/09) a 2ª Agro Familiar de Campos, a maior feira ligada a este seguimento no Estado. A expectativa é de que durante os quatro dias do evento, cerca de quatro mil pessoas passem pelo Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).

A entrada é gratuita, e quem comparecer ao local até o domingo (15/09), poderá conferir cursos e palestras voltados para o mundo do campo, além de aulas de culinária com os chefs renomados Alessandro Eller e Gilson Surrage.
De acordo com o secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, o objetivo da evento é mostrar aos agricultores como administrar melhor suas propriedades e ter cada vez mais lucro com um bom planejamento.
“Nos cursos e palestras eles vão aprender mais sobre a organização. Isso servirá para profissionalizar os produtores e fazer com que eles possam participar de programas como o que entrega alimentos para a merenda escolar. Com isso, aprenderão a ter planejamento de uma forma que produzam em todas as estações e tenham renda o ano todo”, disse.
Eduardo também falou sobre o cartão “Cidadão que produz no Campo”.
"Todos os agricultores da cidade podem fazer o cartão através de um cadastro na Secretaria de Agricultura, ou aqui mesmo na feira. Com ele, será possível participar de todos os programas e serviços do órgão”, explicou.
Secretários municipais, vereadores e representantes da área estiveram na abertura do evento. A Chefe do Executivo, Rosinha Garotinho, falou sobre as novidades para os produtores do município.
“É a segunda vez que a feira é realizada em Campos e já é a maior do Estado no seguimento. Aqui, os agricultores vão poder participar de cursos de qualificação e aperfeiçoamento para se adequar ao crescimento tecnológico. Com o apoio técnico da prefeitura nas próximas semanas, vamos entregar a patrulha mecanizada para as sete regiões que nós dividimos o município. Também estamos assinando com a Universidade Estadual do Norte Fluminense, a Uenf, um convênio para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. São projetos em várias áreas e lógico que a agricultura não poderia faltar. Também estamos estudando uma parceria com a Caixa Econômica Federal para implantarmos a Habitação Rural”, ressaltou.
PEQUENOS AGRICULTORES
Eles também participam da feira e chama a atenção com produtos saborosos e naturais. Os agricultores familiares estão com stand destinado a agricultura familiar. É o caso de Francisco Carlos Fortunato, que há 17 anos está assentado no Assentamento Zumbi dos Palmares e hoje, produz cerca de sete mil quilos de farinha de mandioca por mês.
“Nasci na roça e herdei esse trabalho dos meus avós. Cultivo a mandioca por não prejudicar o meio ambiente, pois tenho uma propriedade que tem grande parte de reflorestamento. A agricultura é uma riqueza, lá na roça eu vivo com os pássaros e minha família. Toda tarde levo a mandioca para fazer os produtos, retirar o que vira farinha e o polvilho para que minha esposa faça os biscoitos”, informou.
Já Uedson Carvalho trouxe para a feira abóbora, jiló, laranja, água de coco e doces, todos feitos com alimentos naturais da propriedade que também fica no Zumbi dos Palmares.
“Nós vendemos os produtos em feirinhas da roça, e com a charrete levamos os legumes e frutas para vender na rua. Acho muito bacana uma feira grande como essa, pois é a oportunidade de mostrar a nossa produção para mais pessoas”, finalizou.


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário