sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OSCAR ESTE EM CAMPOS FALA SOBRE BASQUETE

Oscar vem a Campos e fala sobre basquete e superação com estudantes

Durante palestra ex jogador também falou sobre a luta contra o câncer
 Carlos Grevi

Durante palestra ex jogador também falou sobre a luta contra o câncer

Um exemplo de força, superação e dedicação ao esporte. O “Mão Santa” Oscar Schmidt contou um pouco da sua história para jovens de escolas públicas de Campos, São João da Barra e São Fidélis. A palestra, realizada na tarde desta quinta-feira (29/08) faz parte do projeto “Driblando Barreiras” do Sesc Campos.

E foi dentro de uma quadra lotada, lugar que mais se sente a vontade, que o maior jogador brasileiro de basquete falou sobre o esporte e o tumor na cabeça que vem combatendo há dois anos.
O professor de educação física e do projeto “Atleta na Escola”, Joaquim Sanguedo, foi ao Sesc com um grupo de 36 estudantes que sonham trilhar o sucesso no esporte, assim como Oscar, mas no atletismo.
“O projeto é do Governo Federal e tem a parceria da administração municipal, visa à inclusão do esporte e a descoberta de novos talentos. Eles podem participar de eventos organizados e isso trás bons resultados também dentro de sala de aula. Os alunos estavam ansiosos para vir, já que tudo é novidade sair do local onde moram e participar de uma palestra como esta”, explicou.
No telão, imagens de um Oscar vencedor e emocionado pelas conquistas ao longo da carreira de 32 anos. E não faltou bom humor na hora de falar sobre as duas décadas dedicadas a Seleção Brasileira. O jogador começou a atuar pela amarelinha na época em que a TV ainda era em preto e branco, aos 18 anos em 1977. Foram 356 jogos e 7.693 pontos. “Foi o maior orgulho da minha vida defender o Brasil e a nossa seleção”, disse.
“Consegui fazer o que mais gostava e hoje conto isso para os jovens. Digo que é preciso muito treinamento, dedicação e amor pelo esporte, que quando praticado, só trás benefícios. Espero ter passado essa mensagem para alguns deles”, falou o ex-atleta.
Oscar conta que o câncer esta sendo a maior luta de sua vida. A doença foi descoberta há dois anos durante férias nos Estados Unidos.
"Desmaiei enquanto tomava banho de banheira. Tiveram que chamar a polícia e os bombeiros para me socorrerem de ambulância. Fui levado ao hospital e durante a tomografia, descobriram esse ‘negócio’. O primeiro tumor parecia uma laranja. Voltei ao Brasil depois de assinar toda a papelada necessária e receber remédio para não ter uma convulsão. Operei, e na biopsia do tumor retirado, apontou que ele não era maligno, tinha apenas quatro graus de maligno e poderia ter uma vida normal”, relatou.
No ano passado, depois de fazer mais exames, o cestinha descobriu que um novo tumor tinha voltado. Apesar de pequeno, as chances de ser maligno era ainda maior. “Depois de operar passei por 30 radioterapias e 45 quimioterapias. Hoje, faço quimio cinco dias no mês e o restante eu descanso. Além do tratamento médico, também faço tratamento espírita. Devemos ir atrás da cura, mas primeiro devemos seguir o que o médico recomenda para depois tentar outra alternativa de tratamento”, informou.
Ele também falou sobre fé e a benção que recebeu do Papa Francisco, quando este no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, a quem definiu como “primeiro argentino humilde que conheci”.
Para finalizar, o “Mão Santa” deixou uma mensagem de incentivo e um recado a todos os jovens. “Eu posso fazer tudo o que eu quiser, se quiser de verdade”, finalizou.
O ala Lima, do time de basquete do Automóvel Clube, esteve com o ídolo e falou sobre o exemplo de Oscar. “Como atleta ele é um ícone do esporte e um espelho para nós, dentro e fora das quadras. Todo mundo o vê como um grande líder”, comentou.Fonte Ururau 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário