Rio -  A presidenta Dilma Rousseff chegou ao Riocentro na manhã desta quarta-feira para abrir a reunião de cúpula da conferência Rio+20, com a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon e de dezenas de chefes de Estado. A segurança foi reforçada no local e apenas os veículos credenciados terão acesso às imediações do centro de convenções.
Foto: Divulgação
Dilma acena para fotógrafos ao deixar hotel rumo ao Riocentro | Foto: Berg Silva / Divulgação
Durante a cerimônia, Dilma Rousseff foi eleita a presidenta da conferência. Em seguida, ela fez um breve discurso de agradecimento, deu boas vindas aos participantes e abriu os trabalhos, que serão conduzidos pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
Ban Ki-moon abriu a Rio+20 com a apresentação de um vídeo produzido pelo Stockholm Resilience Institute, chamado "Bem Vindo ao Antropoceno", que afirma que esta é a primeira geração que entende a responsabilidade da pressão humana no planeta.
Logo após o vídeo, a estudante Brittany Trilford, 17 anos, da Nova Zelândia, discursou para os chefes de Estado. “Vocês têm 72 horas para decidir o futuro de suas crianças”, afirmou a adolescente. “Estou muito feliz de estar no Brasil outra vez” disse Ban Ki-moon em português.
A Rio+20 é a maior conferência já realizada pelas Nações Unidos. Durante o dia, os chefes de Estado e de governo irão participar de debates e de encontros bilaterais. Representantes da sociedade civil e do ramo acadêmico entregam, aos líderes, uma lista com 30 propostas relacionadas à sustentabilidade.
Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, durante a coletiva no Riocentro | Foto: João Laet / Agência O Dia
Ban Ki-moon, Secretário Geral da ONU, durante a coletiva no Riocentro | Foto: João Laet / Agência O Dia
Com informações do IG e Agência Brasil