sexta-feira, 22 de junho de 2012

Convenções em São Francisco serão decididas este fim de semana


Fim de semana de convenções em SFI

21/jun/2012
  • Charles barbosa lemos, presidente do PR em SFI: partido terá candidato próprio a prefeito
Charles barbosa lemos, presidente do PR em SFI: partido terá candidato próprio a prefeito

Os partidos políticos com diretórios municipais em São Francisco de Itabapoana (SFI) realizam neste fim de semana suas convenções partidárias com vistas às eleições municipais deste ano. As convenções são realizadas para que os convencionais (membros com direito a voto) discutam e deliberem sobre coligações partidárias (se houver) para as eleições, aprovem e sorteiem os números dos nomes aprovados.
No dia 11, logo no início do período das convenções partidárias, a Justiça Eleitoral reuniu os dirigentes dos partidos em SFI no salão do júri do Fórum do município e explicou as principais diretrizes estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o processo eleitoral.
A reunião foi presidida pelo chefe do cartório eleitoral da 130ª Zona Eleitoral, Jorge Louback, que detalhou o Sistema Candex (módulo externo do sistema de candidaturas) de utilização obrigatória por partidos, coligações e candidatos no pleito deste ano. Uma das exigências é o comprovante de escolaridade e a obrigação de registrar o programa de governo dos candidatos no Cartório da Justiça Eleitoral. A Lei 12.034/2009 determina a apresentação das propostas no ato do registro de candidatura.
PR define candidatos no domingo
O Partido da República (PR) realiza sua convenção neste domingo, a partir das 12h, no Salão de Ana Doceira, no Centro de SFI. Segundo o presidente do Diretório Municipal, Charles Barbosa Lemos, o PR terá candidatura própria na majoritária, devendo confirmar o nome do atual prefeito, Frederico Barbosa Lemos (PR). “Já em relação ao vice será escolhido entre os nove partidos que estarão coligados com o PR. A tendência é de que seja uma mulher, fato inédito em São Francisco de Itabapoana, a fim de prestigiarmos a participação feminina na política do município. A professora e agricultora Sandra Henriques, esposa do ex-vice-prefeito e atual vereador Cláudio Henriques tem grandes possibilidades de ser a escolhida”, ressaltou.
Charles está otimista com a nominata de vereadores do PR, junto com os partidos coligados na proporcional. “A partir da próxima legislatura haverá mais quatro cadeiras em São Francisco, passando das atuais nove para 13. Com isso a nossa expectativa é elegermos de três a quatro vereadores”, disse.
Ele revela que, além do presidente estadual do PR, deputado federal Anthony Garotinho, já confirmaram presença o também deputado federal Paulo Feijó (PR), vereadores de SFI e de outros municípios e dirigentes e pré-candidatos a vereador dos partidos que farão parte da coligação.
Outros partidos definem
PTC - Neste sábado, entre 14h e 18h, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) realiza sua convenção na sede do partido, no Centro de SFI, conforme convocação do presidente da legenda, Marcelo Tadeu dos Santos Abreu, aos convencionais com direito a voto.
PV - Também neste sábado, o Partido Verde (PV) realiza sua convenção a partir das 14h, conforme informação do presidente dos verdes, Cláudio Heringer.
PSDB - Ainda no sábado, a partir das 13h, será realizada a convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), partido que é presidido por Jairo Guimarães Batista. Jairo convocou os membros do diretório municipal e os vereadores para participarem da convenção, também no Centro de SFI.
PSB - O Partido Socialista Brasileiro (PSB) convoca os convencionais para a convenção da legenda, que a será realizada no próximo dia 30, entre 13h e 17h, no interior. A convenção dos tucanos será realizada na Estrada Morro Alegre-Santa Luzia, 115, no distrito de Pingo D’Água. O PSDB terá candidatura própria, mas vai para a convenção aberto a fazer coligações partidárias.
PC do B - O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) realiza sua convenção neste sábado. A convenção da legenda acontece entre 14h e 18h, no Centro de SFI, conforme convocação da presidente da sigla, Adriana Pereira Rodrigues, que quer uma nominata feminina forte.
DEM – Os Democratas (DEM), que em SFI é presidido pelo vereador Florentino Cerqueira Azevedo, presidente da Câmara, convocou os convencionais para a convenção do partido neste sábado, entre 14h e 18h, no Centro.
PSC – Também neste sábado, acontece a convenção Partido Social Cristão (PSC), que é presidido por Otacílio Barros Calixto. O evento acontece entre 14h e 18h, no Centro de SFI. Figura no município como pré-candidato do partido o médico Pedrinho Cherene.fonte o diario

Nenhum comentário:

Postar um comentário