quinta-feira, 24 de setembro de 2015

PM vai montar 17 pontos de bloqueio a ônibus nos acessos às praias do Rio


Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Social vão atuar com a PM.
Crianças menores de 12 anos desacompanhadas serão levadas a abrigos.

Do G1 Rio
A partir deste sábado (26), com o início da Operação Verão no Rio, um cinturão de segurança vai ser montado no entorno da orla, no Subúrbio e na Baixada Fluminense. De acordo com o coronel Lima Freire, chefe do Estado-Maior Operacional da Polícia Militar, serão montados 17 pontos de bloqueio nas imediações das praias de Ipanema, Leblon e Copacabana e em bairros mais afastados para fazer revistas em ônibus.
Os detalhes da Operação Verão foram definidos em uma reunião realizada nesta quinta-feira (24) no Quartel General da PM e contou com a participação de representantes da Polícia Civil, Guarda Municipal, e órgãos da prefeitura.
Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) vão atuar junto com a polícia na abordagem aos menores. Nos postos 7 e 9, entre o Arpoador e Ipanema, a secretaria vai instalar tendas para dar assistência às crianças e aos adolescentes.
Segundo o coronel Lima Freire, crianças com até 11 anos e 11 meses que estiverem desacompanhadas por algum responsável serão encaminhadas para abrigos da prefeitura. “Agora a gente vai ter a pessoa que é capacitada para verificar a questão da vulnerabilidade destes menores”, destacou o coronel sobre a atuação dos agentes da SMDS.
“As tropas especiais da PM também vão participar da operação. Homens dos batalhões de Choque, Operação Especial e de Operação com Cães vão reforçar o patrulhamento no fim de semana. O objetivo, segundo o coronel Lima Freire é garantir “o lazer público mais democrático que existe no mundo”, se referindo à praia.
Aparato tecnológico e reforço nas delegacias
Do alto, um helicóptero equipado com câmera de rastreamento vai enviar imagens em tempo real da movimentação na orla para o carro de comando móvel da PM, que ficará no Arpoador, e para o Centro Integrado de Comando e Controle. Com isso, a PM espera poder atuar mais rapidamente quando forem identificados tumultos na orla, com o direcionamento de homens e viaturas para o local.
Ainda segundo o coronel Lima Freire, ficou definido pela Polícia Civil que haverá reforço no atendimento das três delegacias que atendem os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon. Caso o atendimento nestas unidades esteja sobrecarregado, os PMs poderão direcionar a ocorrência para outra delegacia mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário