sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Detran-ES divulga lista de motoristas com CNH suspensa ou cassada


Condutores devem entregar CNH ou permissão em uma unidade do órgão.
Consulta dos nomes pode ser feita no site do Detran.

Do G1 ES
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) divulgou, nesta sexta-feira (9), uma lista com 35.700 nomes de condutores do estado cuja Carteira Nacional de Habilitação (CNH) encontra-se suspensa ou cassada, e dos permissionários que tiveram cancelados os documentos.
De acordo com o órgão, esses condutores não estão aptos a conduzir os veículos por terem infringido a legislação de trânsito e devem cumprir a penalidade, com a entrega da CNH ou permissão em uma unidade do Detran-ES.
Os condutores em situação de suspensão, após a entrega do documento e cumprimento do período de suspensão previsto, deverão ainda realizar o curso de reciclagem para reaver o documento. Aqueles que continuarem a conduzir, mesmo com a penalidade de suspensão, e que forem flagrados, responderão a processo administrativo de cassação da CNH.
Os condutores que respondem ao processo de cassação devem ficar dois anos sem dirigir e após esse período poderão adquirir nova habilitação, sendo que os mesmos terão que voltar ao Centro de Formação de Condutores e refazer tudo o processo com as aulas teóricas, práticas e provas.
Já os condutores que, no período de permissão, cometeram infração grave ou gravíssima, ou ainda foram reincidentes em infração média, têm sua permissão cancelada e devem abrir novo processo de habilitação.
O Detran-ES destaca ainda que, conforme previsto na legislação, o cidadão que persistir em dirigir, sem a permissão ou habilitação devido ao procedimento de suspensão, cassação e cancelamento, está cometendo um crime de trânsito cuja pena é detenção de seis meses a um ano.

Para realizar a consulta dos nomes é preciso acessar o site do Detran, digitar o nome da pessoa procurada, um código de segurança e clicar no botão "pesquisar".
Qualquer cidadão pode denunciar os condutores que estão em desacordo com a lei. Os canais são: Serviço Disque-Denúncia (181), Centro Integrado Operacional de Defesa Social - Ciodes (190), Delegacia de Delitos de Trânsito (3137-2208) e Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran (3232-8150).

Nenhum comentário:

Postar um comentário