quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Vídeo mostra menor apreendido no Rio pedindo para ser liberado


Comandante do 5º BPM reconhece falhas no combate a crimes de menores.
Operação apreende 406 telefones celulares que teriam sido furtados.

Do G1 Rio

A Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram operações para coibir roubos no Centro do Rio nesta quinta-feira (6). A primeira corporação teve como alvo receptadores de celulares roubados no Camelódromo da Uruguaiana. Os agentes apreenderam 406 aparelhos. Sete donos de boxes foram levados para a delegacia, sob a suspeita de comprar o produto dos menores infratores. Já a PM prendeu os próprios suspeitos de efetuarem os roubos.
Como mostrou o RJTV, um dos menores levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), pediu aos agentes da Prefeitura para ser liberado, argumentando que poderia pegar um ônibus e ir para casa, em vez de passar a noite no abrigo e ir embora no dia seguinte.
“Se o senhor me solta agora, eu pego um ônibus aqui e vou para casa. Se você me levar pro o abrigo, vão me liberar só amanhã”, argumentou o menor, que acabou sendo levado para o abrigo. Até o fim da tarde, 35 pessoas haviam sido detidas, sendo 12 menores.
Policiamento só de rotina
A equipe do RJTV circulou durante duas horas pela Avenida Rio Branco e não viu nenhum policial militar de motocicleta, apesar do reforço anunciado pelo comando da PM, de oito motos para a região. Na área, apenas o policiamento de rotina.
Com medo de assaltos, quem circula pelo Centro toma cuidados para não ser vítima dos ladrões: “Hoje em dia eu não uso nem bijuteria e ando segurando a bolsa” afirmou a farmacêutica Cátia Andrea de Oliveira.
No final da manhã desta quinta-feira (6), uma agência bancária na Rua da Assembleia foi assaltada por cinco criminosos, que conseguiram fugir.
À tarde, algumas pessoas, com medo de assaltos, trocaram o ponto de ônibus pelos centros comerciais: ”É pra não ser assaltada. É o medo. É um meio de me esconder” disse a jornalista Elisa Lancelotta.
A estudante Cynthia Galvão que foi atacada com uma faca por um criminoso em um ponto de ônibus no Centro do Rio, como mostrou o RJTV, deu detalhes sobre a tentativa de assalto: “Ele chegou falando: ‘me passa a mochila’, mas eu não vi que ele tava com a faca. Eu respondi não e, quando eu vi que ele estava com a faca, comecei a recuar.”
Em quatro dias, as equipes registraram dezenas de flagrantes. Os adolescentes circulam em bando e, quando escolhem a vítima, se dividem para agir. Em segundos levam, principalmente, cordões de ouro e celulares.
PM reconhece falhas em combate a crimes de menores
O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho, reconheceu as falhas no combate aos crimes cometidos por crianças e adolescentes.
“Eles cometem o delito, são apreendidos, e logo estão de volta nas ruas. Alguma coisa está falhando. Não existe um programa de reabilitação. E, além disso, onde estão os pais destes menores, que não são responsabilizados? O que eles estão fazendo nas ruas em um horário onde, teoricamente, deveriam estar em sala de aula?”
A Polícia Militar informou que 60 homens do Batalhão de Grandes Eventos estão atuando junto à equipe do Batalhão do Centro no policiamento da região e que este reforço será por tempo indeterminado. 
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informou que menores que praticam assaltos são infratores e, portanto, esse é um assunto de segurança pública. De acordo com a secretaria, esses adolescentes não se encaixam no perfil atendido pelos programas sociais
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário