sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Polícia apreende dezenas de menores em operações contra roubos no Rio


Foco do patrulhamento é a Avenida Rio Branco e as ruas no entorno.
Beltrame afirma que problema de menores é complexo.

Do G1 Rio
Nesta sexta-feira (7), 58 menores foram apreendidos em operações realizadas por policiais militares do Batalhão do Centro e do Batalhão de Grandes Eventos no Centro do Rio para coibir a ação de grupos de adolescentes que vinham praticando roubos a pedestres. O foco do patrulhamento dos policiais foi a Avenida Rio Branco e nas ruas ao redor do principal centro financeiro da cidade.
Vinte e oito dos menores foram apreendidos ao longo do dia e um grupo de 30 foi detido no final da tarde desta sexta-feira (7).
Além do grupo, um rapaz de dezenove anos foi detido numa rua movimentada no Centro. Segundo a polícia, ele estava com trouxinhas de maconha.

As operações foram montadas depois que o RJTV exibiu flagrantes de roubos praticados por adolescentes. As vítimas eram pessoas que caminhavam pelas ruas ou estavam nos pontos de ônibus.
A população segue redobrando o cuidado ao circular pela área: “Agora por acaso estou vendo um carro de polícia, talvez porque vocês tenham chamado a atenção, mas é inconcebível a gente estar trabalhando, com maior  sacrifício, ter que tirar o relógio. Eu já perdi meu cordão de ouro” afirmou o arquiteto José Castelo Branco.
Operações tentam evitar crimes cometidos por menores
Na quinta-feira (6), primeiro dia do reforço no policiamento, 23 adultos foram detidos para averiguação. Quatorze menores, com idades entre 13 e 17 anos, foram apreendidos e levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Três deles tinham anotações criminais por roubo e furto; entre eles, um rapaz de 16 anos. De acordo com a polícia, ele já tinha sido pego assaltando na Zona Sul. Além disso, havia um mandado de busca e apreensão pendente contra ele, e por isso foi encaminhado ao Degase, o Departamento Geral de Ações Socioeducativas. Os outros menores foram levados para abrigos.
Para Juarez Filho, do Conselho Tutelar do Centro, é importante identificar e ajudar as famílias: “Nós temos que buscar também a causa, e buscar junto a essas famílias porque essas crianças permanecem na rua, apesar de todas as demandas, apesar de todas as ações que esses órgãos vem tando buscando.”
A Polícia Civil também tenta identificar os responsáveis pelos menores que praticam assaltos no Centro e está investigando os receptadores dos produtos roubados. Na quinta-feira (7), em uma operação no Camelódromo da Rua Uruguaiana, foram apreendidos mais de 400 aparelhos celulares sem procedência comprovada.
“Certamente os adolescentes só praticam os atos infracionais furto e roubo, porque há todo um mercado que se alimenta desses produtos. Então, o papel da Polícia Civil, além de fazer um trabalho em cima desses adolescentes, apreende-los em caso de flagrante, é fazer a investgação dos pontos de receptação”, afirmou a delegada Valéria Aragão.
Até às 18h, 37 homens tinham sido levados para a delegacia. Só que a maioria foi liberada após uma averiguação. Os 28 menores da operação realizada durante a manhã foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Um deles, que dizia ter apenas oito anos de idade, foi levado após roubar o cordão de uma mulher na Avenida Rio Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário