segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Novos casos de meningite são registrados no ES, diz secretaria


Dois casos foram confirmados nesta segunda-feira (24), segundo a Sesa.
Pessoas que tiveram contato direto com doentes estão sendo orientados.

Do G1 ES
Dois novos casos de meningite foram confirmados no Espírito Santo, nesta segunda-feira (24), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Os pacientes são uma criança de cinco anos, que está internada em um hospital particular em Vitória, e uma outra, de quatro anos, internada no Hospital Meridional, em Cariacica. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus), há ainda um caso de suspeita da doença em um paciente internado em um hospital particular do município. Não foi informado o tipo da meningite dos pacientes.
O primeiro diagnóstico de meningite desta segunda-feira (24) foi confirmado pela manhã. Trata-se de uma criança de cinco anos. A menina é aluna do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória. O colégio foi informado sobre o caso pela Vigilância Sanitária e disse que, orientada pelo órgão, não precisou suspender as aulas. Uma reunião entre a Semus e famílias de alunos foi realizada nesta tarde.
De acordo com a Secretaria, a Vigilância Epidemiológica Municipal realizou a profilaxia, com medicamento específico, em familiares e amigos próximos que tiveram contato íntimo e prolongado com as crianças.

O segundo caso foi confirmado no início da tarde desta segunda-feira. A paciente diagnosticada com a doença é uma criança de quatro anos, que está internada no Hospital Meridional, emCariacica. O hospital informou que ainda não é possível informar o tipo de meningite da paciente, pois aguarda a liberação do médico.
Números
De acordo com a Sesa, os casos de meningite no estado caíram em mais da metade desde 2012. Em 2014, foram registrados 129 casos da doença, enquanto em 2013 foram 189 e em 2012, 287.
Doença
Segundo o médico infectologista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Dr. Paulo Mendes Peçanha, a meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e quando é causada por uma bactéria, se manifesta de forma grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário