sexta-feira, 2 de agosto de 2013

PRODUTOR RURAL TEM TERRA DESAPROPRIADA DURANTE VELÓRIO

Produtor rural tem terra desapropriada durante velório, em Água Preta

Proprietário sofreu infarto nas vésperas da ação de oficiais de Justiça e PM
 Isaías Fernandes/O Diário

Proprietário sofreu infarto nas vésperas da ação de oficiais de Justiça e PM

Oficiais de Justiça e policiais militares realizaram na manhã desta quinta-feira (1º/8) mais uma imissão de posse para a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), na localidade de Água Preta, no 5º Distrito de São João da Barra. No momento da ação, produtores rurais chegaram a realizar uma manifestação pacífica, já que acontecia no local o velório do produtor rural e dono das terras desapropriadas, José Irineu Toledo, de 86 anos. 
De acordo com o presidente da Associação de Produtores Rurais e Imóveis de Campo da Praia, José Nilton Silva Santos, José Irineu sofreu um infarto no dia anterior por causa da pressão psicológica gerada pelas desapropriações que iniciaram há cerca de três anos.  Ao todo, foram retirados cerca de 30 bovinos de propriedade da família de Irineu e transferidos para uma propriedade rural na localidade. 
O presidente a associação disse ainda que a desapropriação é mais um exemplo dos desmandos dos poderes Municipal, Estadual e Federal, que se unem para tomar terras de pessoas que trabalharam durante a vida toda. "Estão usando o poder de polícia para entregar as propriedades para empresários. Não sei quanto vale uma vida. O produtor precisa da terra para plantar, colher e sobreviver", desabafou José Nilton. 
José Irineu deixou cinco filhos que dependem da propriedade para tirar o seu sustento. 
Por meio de nota, a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (CODIN) informou que a área imitida na posse é destinada à passagem da linha de transmissão de energia, imprescindível para as atividades do Distrito Industrial.
Na área não há residentes e foi feita vistoria prévia por equipe técnica, com permissão do proprietário, o que significa que tinha ele conhecimento do processo de desapropriação. 
Como praxe, a CODIN assegura à família, como todas as demais imitidas na posse, o auxilio produção que varia entre 1 a 5 salários mínimos mensais.


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário