domingo, 30 de abril de 2017

Mais de dois celulares são roubados por hora no RJ, aponta ISP

Celulares apreendidos pela Polícia Civil do Rio  (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)Quase dois mil celulares foram roubados no estado do Rio de Janeiro em março, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). É um aumento de 35% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando foram registrados 1,4 mil crimes do tipo no RJ. Isso significa que mais de dois aparelhos foram levados por ladrões a cada hora no mês passado.
Mas os números reais podem ser ainda maiores. Com a greve dos policiais civis, apenas os crimes mais graves estão sendo registrados corretamente. Além disso, especialistas estimam que apenas metade das vítimas notificam esse tipo de caso.
O roubo de celulares vem se tornando mais frequente nos últimos anos no Rio de Janeiro. E é na capital onde esse crime mais cresce. Em março, foram roubados 1,3 mil aparelhos na cidade. Um crescimento de 82% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Alta nos bairros nobres

Segundo dados do ISP, o crime está se tornando mais comum nas áreas nobres da cidade. Nas delegacias da Zona Sul, o número de registros aumentou 308% - a maior alta entre as regiões do Rio. Em março deste ano, foram 200 celulares roubados. No mesmo mês do ano anterior, 49 aparelhos.
O Leblon foi o bairro da Zona Sul com o maior número de casos, segundo os dados mais recentes: 72. Em março do ano passado, foram apenas cinco.
No Centro, os registros dobraram, de 73 para 158. É lá onde fica um dos pontos de distribuição de equipamentos roubados, o camelódromo da Uruguaiana. Também é um local de grande circulação e fácil acesso aos bandidos.

Já na Zona Oeste, os casos aumentaram 84%. Passaram de 172 para 317, entre um ano e outro. A Barra da Tijuca lidera em número de roubos e também no aumento das ocorrências. Foram 63, cinco vezes mais que os do ano anterior.Baixada em queda

Na Baixada, onde um roubo de celular acabou em morte no dia 19, os índices estão caindo. Segundo dados do ISP, foram 287 roubos de celulares em março deste ano. Uma redução de 27% em relação aos 394 casos notificados no mesmo mês de 2016.
A maior quantidade de assaltos desse tipo acontece na Zona Norte. As delegacias da região registraram 645 aparelhos roubados em março. Uma alta de 54% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram levados 418 telefones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário