sexta-feira, 28 de abril de 2017

Casal é flagrado extraindo ilegalmente sementes de aroeira em SFI

 VNOTÍCIA

Policiais rodoviários flagraram um casal extraindo ilegalmente sementes de aroeira em São Francisco de Itabapaona, na manhã desta quinta-feira, 27.

A viatura do Posto 15 do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual realizava patrulhamento por volta das 10h30 pela RJ-196, quando ao passarem pelo KM 185, altura de Lagoa Doce, avistaram um veículo Chevette cor cinza, numa estrada vicinal distante cerca de 10 metros do asfalto.

Ao se aproximar, os sargentos Gomes e Namir perceberam que no local o casal estava extraindo vegetação nativa da Mata Atlântica da espécie Aroeira.

O casal foi conduzido para a 147ª Delegacia Legal, onde os dois foram autuados em flagrante no Artigo 46 da Lei 9.605, Lei de Crimes Ambientais. Segundo a norma, é crime receber ou adquirir, para fins comerciais ou industriais, produtos de origem vegetal, sem a licença dos órgãos ambientais. A pena para esse tipo de crime é de detenção de seis meses a um ano e multa.

Emprego na indústria de cosmético

Segundo informações dos pesquisadores Alisson Andrade Almeida e João Paulo Viana Leite, no artigo "A Hora e a vez da Aroeirinha", o óleo essencial extraído da semente da aroeira tem ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias, fungos e vírus, além de atividade repelente contra a mosca doméstica. Externamente, o óleo essencial é utilizado na forma de loções, géis e sabonetes, indicado para a limpeza de pele, coceira, acne, manchas, antissepsia de ferimentos, micoses e para o banho.

A forte ação antioxidante de extratos da aroeira tem chamado a atenção da indústria de cosmético, que a utiliza principalmente em formulações para a proteção da pele.  O óleo essencial, pela sua fragrância, também é altamente apreciado pela indústria de perfumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário