São Francisco ainda vive epidemia, mas crescimento da dengue foi menor na última semana
![]() |
Larvas do mosquito aedes aegypti |
Foram divulgados nesta quarta-feira, 17/04, os dados da 15ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. O município é um dos que atravessa epidemia da doença no Norte Fluminense. Apesar de continuar crescendo o número de casos suspeitos, é possível notar um crescimento menor da doença nesta última semana, quando comparado ao ritmo de crescimento da semana anterior. Entre a 13ª e 14ª semana de 2013 o número de casos notificados subiu 45%; enquanto da 14ª para a 15ª semana o crescimento foi de 19%.
Ao todo já são 691 notificações, ou seja, casos suspeitos. Já os casos confirmados somam 107. Os confirmados são aqueles pacientes submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas o diagnóstico preliminar é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas.
![]() |
A picada do inseto continua sendo um risco para a saúde humana |
“Continuamos notificando muitos casos, mas a tendência com a mudança no clima é ir diminuindo a incidência da doença”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana. A população deve continuar atenta, eliminando locais com água parada. As denúncias de focos do mosquito transmissor podem ser feitas à Secretaria Municipal de Saúde, através do telefone 2789-0606.Fonte Paulo Noel
Nenhum comentário:
Postar um comentário