Após denúncia, Prefeitura de SJB fecha Barra da Lagoa de Iquipari
Divulgação
Local havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais
A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira (24/04), o fechamento da barra da Lagoa de Iquipari que havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais que realizavam no local pesca predatória, prejudicando a pesca profissional e a fauna local. O crime ambiental chegou a ser denunciado na segunda-feira (22/04) por um canal de televisão local.
A ação teve início às 8h e durou todo período da manhã. Quatro máquinas foram utilizadas, sendo duas retro e duas pás mecânicas, operadas por quatro funcionários da secretaria de Meio Ambiente, que contou ainda com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. A abertura da barra é um procedimento ilegal que acontece sem autorização da Prefeitura ou dos órgãos responsáveis, como o Instituto Estadual do Ambiente -Inea.
A abertura da barra realizada pelo homem é uma ação que geralmente acontece quando o nível das águas da lagoa está alto, facilitando o rompimento. A prefeitura está investindo na finalização do Projeto Orla, que consiste numa parceria com todos os órgãos ligados à proteção ambiental, como o SPU, Ibama, Inea, Polícia Marítima, Ministério Público Federal e diversas associações, que vai estabelecer o uso sustentável das lagoas.
Durante a ação de fechamento da barra, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para conscientizar as pessoas presentes no entorno da lagoa sobre a proibição do trânsito de veículos no local, que estarão sujeitos a multas a partir de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário