quinta-feira, 25 de abril de 2013

PREFEITURA DE SJB FECHA BARRA DA LAGOA DE IQUIPARI


Após denúncia, Prefeitura de SJB fecha Barra da Lagoa de Iquipari

Local havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais
 Divulgação

Local havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais

A Prefeitura de São João da Barra, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta quarta-feira (24/04), o fechamento da barra da Lagoa de Iquipari que havia sido aberta clandestinamente por pescadores não profissionais que realizavam no local pesca predatória, prejudicando a pesca profissional e a fauna local.  O crime ambiental chegou a ser denunciado na segunda-feira (22/04) por um canal de televisão local.  
A ação teve início às 8h e durou todo período da manhã. Quatro máquinas foram utilizadas, sendo duas retro e duas pás mecânicas, operadas por quatro funcionários da secretaria de Meio Ambiente, que contou ainda com o apoio da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. A abertura da barra é um procedimento ilegal que acontece sem autorização da Prefeitura ou dos órgãos responsáveis, como o Instituto Estadual do Ambiente -Inea.
"A troca da água do mar com a lagoa é uma medida que só traz benefício ao pescador que não sobrevive da pesca, àquele que se aproveita do momento para ganhar um dinheiro a mais. O pescador profissional é contra e é nosso parceiro, oferecendo denúncias à secretaria quando descobrem essa irregularidade. Abrir a barra significa um desrespeito ao período do defeso e à própria natureza, já que a fauna do mar não sobrevive na água da lagoa e vice-versa", explicou Marcos Sá, secretário de Meio Ambiente.
A abertura da barra realizada pelo homem é uma ação que geralmente acontece quando o nível das águas da lagoa está alto, facilitando o rompimento. A prefeitura está investindo na finalização do Projeto Orla, que consiste numa parceria com todos os órgãos ligados à proteção ambiental, como o SPU, Ibama, Inea, Polícia Marítima, Ministério Público Federal e diversas associações, que vai estabelecer o uso sustentável das lagoas.
Durante a ação de fechamento da barra, a Prefeitura aproveitou a oportunidade para conscientizar as pessoas presentes no entorno da lagoa sobre a proibição do trânsito de veículos no local, que estarão sujeitos a multas a partir de junho.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário