quinta-feira, 16 de abril de 2015

Semifinal: Fred é suspenso e está fora da segunda partida


Flu-FredDefendido pelo vice-presidente de futebol do Fluminense e também advogado do clube, Mário Bittencourt, o atacante Fred, que não compareceu ao julgamento, foi condenado com dois jogos de suspensão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio (TJD-RJ). Assim, o artilheiro do Carioca, que não enfrentou o Madureira, está fora do segundo jogo semifinal com o Botafogo, sábado, no Engenhão. Porém, ainda cabe recurso e o Fluminense avalia a pedida de um efeito suspensivo.
Fred fora denunciado no artigo 258, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), duas vezes. Uma pelas declarações dadas após ser expulso no Fla-Flu, válido pela Taça Guanabara, consideradas desrespeitosas à arbitragem. A outra pela simulação da falta no lance da expulsão, de acordo com a súmula. Nesta última, ele foi absolvido.
O artilheiro do Carioca dissera, na saída de campo, que alguém teria mandado o árbitro da partida Wagner do Nascimento Magalhães tomar as atitudes que tomou no jogo. Ele ainda reclamou de uma possível escalação de Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, no jogo contra o Madureira, que decidiria a vaga às semifinais do Carioca.
Bittencourt, que já atuou como vice jurídico do clube, decidiu por fazer a defesa do atacante sem a presença do mesmo. Fred permaneceu nas Laranjeiras e não treinou. Ele fez apenas tratamento de uma pancada na perna sofrida no primeiro jogo da semifinal contra o Botafogo, sábado passado, no Maracanã. A estratégia foi escolhida para evitar a exposição do jogador, que nunca esteve presente num julgamento.
Logo no início do julgamento, as imagens da expulsão de Fred, que simulou falta na interpretação da arbitragem e recebeu o segundo cartão amarelo, foram prova de vídeo. Logo em seguida, as declarações do atacante também foram exibidas. Bittencourt tentou baixar a denúncia do artigo 258 pedindo abertura de inquérito, mas o pedido foi negado por todos. O advogado chegou a lembrar que o presidente da Federação, Rubens Lopes, e do próprio TJD-RJ, José Fernandes, entenderam que não houve infração.
Na defesa referente à expulsão, o advogado e dirigente considerou o cartão vermelho injusto e alegou que as declarações foram uma reação a todos os acontecimentos ocorridos no Carioca. Na opinião de Bittencourt, foi muito menos grave do que a recente nota oficial do presidente do Vasco, Eurico Miranda, e do atacante Emerson Sheik, que, após partida do Corinthians pelo Brasileiro do ano passado, dissera que a “CBF é uma vergonha”, e não foi punido.
O dirigente tentou descaracterizar a ofensa e desrespeito e pediu absolvição nas duas denúncias. Ou, em caso de punição, a pena mínima convertida em advertência, por se tratar de réu primário. Porém, todos, com exceção do presidente Otacílio de Araújo Neto, seguiram o voto do relator Fabio Lira da Silva, que condenou Fred a duas partidas de suspensão, com detração. Ou seja, a punição cumprida no jogo com o Madureira será contabilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário