segunda-feira, 13 de abril de 2015

Militares fazem treinamento em bairros do Rio para atuar no Haiti


Exercício acontece em áreas como Sulacap, Valqueire e Vila Militar.
Tropas com cerca de 800 homens vão para o Haiti em maio.

Do G1 Rio
O Exército começa nesta segunda-feira (13) um grande treinamento em ruas da Zona Oeste.
As tropas se preparam para uma missão da ONU, no Haiti. E os exercícios vão envolver de 850 militares brasileiros e até figurantes. O treinamento vai acontecer durante duas semanas nos bairros de Sulacap, Valqueire, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz e Vila Militar e envolverá 80 viaturas.

“É um desafio. Nós procuramos nesse treinamento de duas semanas replicar a realidade do que vai acontecer no Haiti. Essa é uma pequena amostra do que é o checkpoint no Haiti, que é realizado em conjunto com a polícia Haitiana e a polícia das Nações Unidas e esse grau de realismo, mantendo a segurança, é o nosso objetivo”, afirmou João Ricardo Vendramin Nunes, comandante das forças de paz do Brasil no Haiti.
Apesar de se tratar de um treinamento, a atividade vai representar um reforço na segurança desses bairros, pois os veículos suspeitos serão interceptados. “A nossa presença vai dissuadir qualquer ato negativo. Não haverá um impacto para o cidadão, nem de trânsito, nem de barulho, nenhum tipo de ruído. Vamos avisar à população desses bairros”, ressaltou o comandante. O treinamento será realizado até sexta-feira (24). As tropas embarcam para o Haiti no dia 11 de maio.

Ainda de acordo com o comandante, apesar do Haiti estar pacificado, a situação no país ainda é bastante delicada e há riscos. “A missão do batalhão 22 é muito difícil, porque o efetivo total dos militares foi diminuído lá na ONU e agora a gente tem uma missão de ser a reserva estratégica de todas as tropas militares”, disse Nunes, frisando que as tropas brasileiras estão muito bem preparadas para realizar esse trabalho no Haiti.

Além do checkpoint, durante os exercícios nos cinco bairros do Rio os militares também reforçarão o patrulhamento diurno e noturno e primeiros socorros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário